Arraial Central recebe concurso de quadrilhas e lançamento de selo

Forró e Folia Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

Forró e Folia (Crédito: Marco Antônio/Secom Maceió)

Secom Maceió

Nessa sexta-feira (12), a festa de São João ganhou forma e atraiu um grande público para o Arraial Central montado no Estacionamento do Jaraguá. Na noite de Forró & Folia, o lançamento de selos pelos Correios e o Concurso de Quadrilhas Juninas Forró & Folia deram brilho à noite.

Denominada “Quadrilhas Juninas – Dança”, a emissão filatélica especial dos Correios é uma homenagem aos tradicionais festejos da época. São quatro selos criados para celebrar e propagar a dança típica brasileira, considerada o ponto alto das festas populares de junho, em homenagem aos santos do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro – e para agradecer as boas colheitas na roça.

“Ao ter escolhido Maceió para o lançamento destes selos, os Correios nos deram distinção homenageando a cidade e levando a cultura junina para todo o mundo”, afirmou Clayton Santos, secretário municipal de Comunicação.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo diretor dos Correios, em Alagoas, Roberto Mota. “Estes selos representam o resgate das festividades juninas. Como irão circular por várias partes do mundo, trarão uma visibilidade muito grande para o Estado”, destacou.

A tiragem é de 1,8 milhão selos a R$ 1,80 cada. As peças já estão em circulação e podem ser adquiridas nas agências dos Correios, por meio da loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância, pelo e-mail centralvendas@correios.com.br.

Arrasta pé

Montada dentro do Arraial Central, a arena onde as quadrilhas juninas e grupos de coco se apresentarão logo ficou tomada pelo público. E foram as quadrilhas que abriram os festejos, encantando com suas coreografias, cores e brilhos. A estrutura para o evento foi pensada para garantir conforto aos dançarinos e aos espectadores com a instalação de banheiros químicos e o apoio de bombeiros civis, que fazem plantão no local.

Segundo o diretor de Produção Cultural da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Keyler Simões, a estrutura para realização do Forró & Folia está garantida com a arena para apresentações. “A equipe responsável pela cenografia do Arraial Central também está trabalhando para deixar o pavilhão com a cara da festa”, informou.

O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), Erivaldo Martins, destaca que a alegria e o colorido da cultura nordestina são características das quadrilhas juninas e garantem diversão para toda família. De acordo com ele, 24 quadrilhas passarão pelo palco do concurso nos oito dias do Forró & Folia. “Cada apresentação dura em média 45 minutos e permite que o grupo seja avaliado nos quesitos, coreografia, figurino e casamento”, disse.

“Do dia 12 a 29 de junho, a Prefeitura estará muito presente com uma programação variada na cidade, que inclui shows e fomento, por meio de edital, para que as comunidades de bairro pudessem fazer palhoções e arraiais. As festas juninas são representativas e a prefeitura apoia intensamente para que os maceioenses possam manter a tradição”, destacou Clayton Santos.

O Forró e Folia é uma realização da Prefeitura de Maceió, Organização Arnon de Mello e Liga das Quadrilhas Juninas de Maceió. “Quem for curtir a festa vai encontrar muita alegria e uma competição com qualidade numa festa tranquila, com segurança e conforto”, finalizou o diretor da Rádio Gazeta, Gilberto Lima.

Clique aqui e confira a programação do São João de Maceió.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top