Cerca de 100 blocos devem desfilar no décimo quinto ano do Jaraguá Folia em Maceió

(Crédito: Secom Maceió)

(Crédito: Secom Maceió)

Daniel Paulino
Voz das Comunidades Alagoas

O Jaraguá Folia, uma das mais conhecidas e movimentadas prévias carnavalescas da capital alagoana, deve ocorrer nesta sexta-feira (06), a partir das 20h, com concentração na Praça Sinimbu, no bairro do Poço. De acordo com Keyler Simões, diretor de produção cultural da Fundação Municipal de Ação Cultural, o evento que completa quinze anos de existência trazendo alegria e muita animação para os foliões deve trazer na sua programação mais de cem blocos carnavalescos, e os números ainda podem crescer durante o decorrer da semana.

Ainda segundo Keyler Simões, após a concentração na Praça Sinibu, os blocos devem sair em seqüência percorrendo pela Avenida da Paz, às margens da Praia da Avenida. Em seguida, devem entrar na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, e devem finalizar seus percursos na Praça Dois Leões.

O diretor de produção cultural afirmou em entrevista ao Portal Voz das Comunidades, que os organizadores do evento junto com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), se comprometeram em Termo de Ajuste de Conduta (TAC), no Ministério Público Estadual (MPE/AL), que o evento deve começar por volta das 19h com a chegada dos organizadores dos blocos, com saída prevista para às 20h e com a devida finalização às 02h da madrugada.

Keyler resultou ainda o nome de alguns blocos famosos que já tem o costume de desfilar no Jaraguá Folia. ”Temos o famoso Bloco Zona Postal, que é composto por funcionários dos Correios de Maceió e que deve desfilar por volta das 16h nas ruas do Centro de Maceió e logo após esse desfile segue para a Praça Sinibu, já para a concentração”, afirmou.

Simões também falou sobre o famoso bloco da Capa Preta. ”Esse bloco já se tornou tradição no Jaraguá Folia. O bloco é o último e sai da frente do cemitério público do Jaraguá, por volta das 00h, em direção a Rua Sá e Albuquerque”, disse.

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) informou ainda que o evento deva atender não só ao público que curte ao carnaval como a outros públicos inclusive quem gosta de Rock. Keyler adiantou que o evento irá contar com cinco palcos temáticos espalhados pelo bairro com diferentes atrações. ”São dois palcos só de Maracatu, um de Samba e um de Rock que é realizado pelo segundo ano consecutivo na Praça Marcílio Dias”, ressaltou.

Ruas Interditadas 

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o primeiro local a ser interditado será o trecho da orla de Jaraguá, entre a Praça Sinimbú, no Centro, até o Hotel Ouro Branco, no bairro da Pajuçara. Os veículos que vierem pelo litoral sul serão desviados para a Avenida Buarque de Macedo, no Centro, e para a Avenida Walter Ananias, no bairro do Poço, saindo na Praia de Pajuçara.

Ainda segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT), o desvio de trânsito deve começar ás 17h e só deve terminar por volta das 2h da madrugada quando está previsto a finalização do evento de previas carnavalescas.

Policiamento 

Para o evento o Comando de Policiamento da Capital (CPC) disponibilizou para estarem presentes para manter a segurança dos foliões cerca de 188 policiais militares, onze viaturas dos batalhões de Radiopatrulha (BPRP), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do 1º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) que é responsável pela região.

Mesmo com o reforço policial que o evento recebe todos os anos Keyler afirmou, que nunca houve brigas nem tumultos na festa carnavalesca, ”A quinze anos já existe essa tradição no bairro de Jaraguá onde reúne blocos de diversas repartições públicas, de amigos e empresas privadas além de promover muita alegria e nunca foi registrado nada de violência”, finalizou.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top