Coronel Lima Junior é anunciado como novo comandante-geral da PM

Ascom-PM/AL
(Crédito: Ascom-PM/AL)

(Crédito: Ascom-PM/AL)

O coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior foi, há poucos minutos, anunciado oficialmente como comandante-geral da Polícia Militar pelo governador Renan Filho.
Em cerimônia ocorrida no Palácio República dos Palmares nesta tarde (2), o governador assinou a portaria de posse que nomeia o Oficial, até então subcomandante, ao maior cargo dentro do escalão da PM, substituindo o coronel Marcus Vinícius Gomes.
Perfil
Lima Júnior possui 25 anos de carreira na Polícia Militar e sua formação no curso de oficial ocorreu na Academia de Polícia Militar do Bonfim, no Estado da Bahia, entre os anos de 1989 e 1991, quando foi declarado aspirante-a-oficial.
Além da função de subcomandante-geral, o coronel Lima Júnior já passou pelos cargos de comandante de Policiamento da Capital (CPC); chefe do Serviço de Inteligência da PM; comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); comandante do Batalhão Ambiental (BPA); comandante do 6º BPM (Maragogi); assessor-chefe da assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Alagoas, entre outros.
Entre os cursos de especialização profissional, Lima Júnior é habilitado em Procedimentos de Inteligência, pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Resgate de Negociação e Reféns, pela Polícia Especializada de Dallas (SWAT); Ações Táticas, pela Polícia especializada de Amarillo Texas (SWAT) e Direitos Humanos Internacional, realizado na Cruz Vermelha Internacional.
Primeiras medidas de gestão
Entre as primeiras medidas de gestão do novo comandante estão o redimensionamento de distribuição de todo o efetivo da PM, priorizando a atividade-fim; o fortalecimento da inteligência policial e a intensificação da saturação de áreas vermelhas, conforme estudos da malha criminal de Alagoas.
O combate sistemático ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam nos bairros de Maceió e no interior do Estado, além do desenvolvimento de políticas de aproximação com a comunidade e outras internas de valorização das áreas de saúde e ensino também serão priorizadas.
A questão do recobrimento de policiamento nas cidades do interior, principalmente na região do Sertão, que possui baixo efetivo da PM, também deve ser observada, para que as referidas cidades possam receber o devido reforço.
Outra medida de gestão está baseada na análise do perfil técnico dos Oficiais Superiores, fator que será levado em consideração para a movimentação de gestores e comandantes de Unidades.
Integram ainda a relação das medidas de gestão o combate intensivo aos crimes contra o patrimônio nas vias públicas, bem como o fortalecimento das Operações Integradas com outras forças policiais estaduais e federais do Estado.
Subcomandante-geral
O nome do novo subcomandante-geral da PM também foi anunciado pelo governador nesta tarde. Assume o cargo o coronel Louvercy Monteiro de Oliveira, que deixa a função de comandante de Policiamento da Capital.
Bacharel em Direito e especializado em Direitos Humanos, Segurança Pública, Gestão em Segurança Pública e em Políticas e Estratégia, o Oficial ingressou na carreira militar em 1987, quando realizou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, sendo declarado aspirante-a-oficial em 1990.
O Oficial possui mais de 50 cursos em diversas áreas. Além da função de comandante do CPC, o coronel Louvercy já passou pelos cargos de comandante da 4ª Companhia Independente (Atalaia); comandante da Radiopatrulha por duas vezes; comandante do 11º BPM (Penedo), comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), comandante do Batalhão Rodoviário (BPRv); diretor de Pessoal, corregedor-geral, entre outros.
Solenidade de passagem de comando
A solenidade de passagem de comando ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 7, às 8 horas, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello. O evento contará com a presença do governador Renan Filho e tem o objetivo de dar publicidade à assunção dos novos cargos dentro da corporação.

 

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top