Segunda edição do Beco Festival acontece em Nova Iguaçu

Evento se consolida na agenda de grandes festivais da Baixada Fluminense ao promover mistura de tribos

Uma “blockparty” (festa de rua) que promove a união entre jovens de diferentes estilos: é o Beco Festival, que acontece no domingo (21/02), no Centro de Nova Iguaçu.  Projetado originalmente para acontecer num beco, o evento tomou proporções maiores e ocupa uma rua inteira: a Getúlio Vargas, ao lado da estação de trem da cidade.
A primeira edição já atraiu mais de 2.000 jovens e a previsão é chegar a 5.000, mesmo debaixo de chuva: na primeira edição uma das grandes atrações foi um temporal no meio da programação, que não espantou o público.
Agora a missão do Beco é ainda maior: o evento se tornou uma das referências em ocupação de espaço público na Baixada Fluminense realizada por grupos independentes. “O único apoio que temos do governo é na liberação do espaço”, explica Rodrigo Caetano, da Entretere – revista de cultura marginal que junto da produtora Átame realiza o festival, contando apenas com o apoio de empresas e grupos artísticos que contribuem para a construção do festival.

Sobre as festas

BangBang – Um tiroteio musical. A festa que reúne o melhor do rap nas pistas, tanto de casas fechadas quanto de rua. Capitaneada pelo rapper Marcão Baixada, promove o encontro de crews, resgatando o entretenimento da cultura hip hop.
Esta edição trará convidados como F2L, Leo da XVIII e DJ LN.
Bazinga! – A festa que reúne geeks, estilosos, rockers e hipsters para curtir muito indie e pop sob edições temáticas do universo da série americana “The Big BangTheory”. O agito vai de Nirvana (grunge rock) a Nick Minaj (R&B), atraindo um grande públicoeclético.
Heavy Baile – Um movimento dentro do movimento funk: o HVBLNSSPRR leva suas misturas de funk carioca com eletrônico, hip­hop, kuduro, moombahton e outras centenas de “batidões” musicais. Após se apresentar em capitais do mundo inteiro como Paris, São Paulo, Londres e Nova York, aida faltava um carimbo no passaporte: Nova Iguaçu.
Eclética – De Cazuza a Mister Catra, uma festa cheia de amor, inspirada na Lapa e enraizada no Arco do Teles, com edições no Vidigal e outros cantos da capital carioca. Pela primeira vez na Baixada, o agito promete agradar a absolutamente todas as tribos presentes no Beco Festival.
Antisocial – Nascida e malcriada em São João de Meriti, a turma desembarca em Nova Iguaçu fazendo um verdadeiro warm up com músicas para dançar sem perder a linha (como se isso fosse possível).
Buraco do Getúlio – O cineclube mais conhecido de Nova Iguaçu está em festa: comemorando seus 10 anos de vida, o Buraco vai abrir o Beco Festival com muita música brasileira, num clima para a família curtir numa boa. Conhecido pelas suas exibições cinematográficas e pela agregação das turmas jovens da cidade, o BG traz sua turma e seus amigos para curtir um agito diferente das suas sessões no Ananias ou na Praça dos Direitos Humanos.
Baile do MOF – Um verdadeiro “baile de favela”, mas com uma pegada bem diferente do tradicional funk carioca: o baile do Meeting Of Favela acontece anualmente no último sábado de novembro, integrando a da Vila Operária com artistas do mundo inteiro que se deslocam voluntariamente para grafitar toda a comunidade, localizada em Duque de Caxias. A mistura de culturas se traduz numa mescla sonora que visita todos os ritmos latinos, caribenhos e africanos – sem deixar de lado, claro, um bom maiami bass e outros gêneros do funk clássico.

Sobre a produção

Átame Produções – Produtora das festas mais conhecidas de Nova Iguaçu como Bazinga!, Laranja Mecânica e o Rock Iguaçu Festival. Começou suas atividades em 2011, trazendo à tona a cena indie da cidade.
Entretere – A revista de Cultura Marginal, especializada em assuntos que não estão em cartaz. A marca vem se firmando nos bastidores da cena independente da região metropolitana carioca como agregadora de ideias e grupos.

SERVIÇO

B_eco Festival
25/01/2015 (domingo), 12h
Festival de rua
RuaGetúlio Vargas – Centro, Nova Iguaçu
Ao lado da estação de trem
Grátis
Evento no Facebook:
Snapchat: becofestival

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top