10 Minutos por semana contra a dengue

Alguns minutos procurando por focos toda semana pode fazer a diferença

Por que uma vez por semana ?
O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

– O que você pode fazer ?

Algumas simples ações fazem a diferença na luta contra o mosquito. Por isso, tente colocá-las na sua rotina. Não custa nada e ainda vai ajudar a salvar vidas.

Somente se cada um fizer a sua parte poderemos vencer a

1 – Coloque areia no prato dos vasos de plantas

2 – Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

3 – Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

4 – Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.

5 – Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

6 – Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha.

7 – Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

8 – Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito.

9 – Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.

10 – Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.

11 – Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa.

12 – Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.

13 – No alto de lajes e telhas também pode haver água parada. Caso more em apartamento, peça ao porteiro que verifique o acúmulo de água no terraço.

14 – Suspeite de garagens e subsolos. Confira se a água da chuva que cai nas calhas circula.

15 – Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.

LOCAIS PÚBLICOS PARA SE DIRECIONAR EM CASO DE SUSPEITA
http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/suspeita.asp

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top