Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Bibliotecas públicas do Rio de Janeiro recebem apoio do Programa IBERBIBLIOTECAS

Iniciativa consiste numa rede ibero-americana de cooperação que procura consolidar as bibliotecas como espaços de livre aceso à informação e à leitura

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro, órgão da Superintendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura, foi premiado com o projeto “Dinamização de Bibliotecas Públicas com a formação de Agentes Culturais” no Edital de Apoio às Bibliotecas Públicas lançado em 2013 pelo Programa IBERBIBLIOTECAS. Foram 143 inscritos e 105 habilitados, mas apenas sete os ganhadores. Do Brasil foram inscritos 28 projetos, sendo que 22 foram habilitados na primeira fase, mas somente o SEB/SEC foi contemplado na fase final. Os outros contemplados foram quatro projetos da Colombia e dois do México.

O programa  Ibero-americano de Bibliotecas Públicas , IBERBIBLIOTECAS, é uma iniciativa dos Chefes de Estado e Governos de Iberoamérica e consiste numa rede ibero-americana de cooperação que procura consolidar as bibliotecas como espaços de livre aceso à informação e à leitura, trabalhando para a inclusão social e contribuindo para a educação e o desenvolvimento dos seus países membros. Este programa é liderado pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e tem a coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC). O Fundo de Ajudas do Programa opera através de um sistema de cooperação multilateral, no qual os países aportam recursos e podem participar em iniciativas e convocações que buscam melhorar as bibliotecas públicas. Suas sete linhas de ação prioritárias têm como objetivo dar cobertura a uma ampla variedade de projetos e atividades.

O projeto “Dinamização de Bibliotecas Públicas com a formação de Agentes Culturais” tem como objetivo formar Agentes Culturais para a dinamização dos espaços das Bibliotecas Públicas participantes do cadastro do SEB, através de cursos de capacitação para os profissionais que atuam nessas bibliotecas.  Sendo assim, o projeto vai dar subsídios para o aperfeiçoamento do quadro funcional das Bibliotecas Públicas, fazendo acompanhamento e monitoramento na elaboração de projetos educativo-culturais, tais como hora do conto, recontando sua história através da oralidade, e assim estimulando a produção cultural local. A Secretaria de Estado de Cultura tem seis meses para a realização do projeto, que vai receber apoio financeiro no valor de U$ 21 mil.

Segundo Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento, o apoio financeiro é muito importante. “Mas o reconhecimento da relevância do nosso projeto por uma rede ibero-americana de leitura é muito gratificante. Mostra que estamos no caminho certo.”

Colaboraçã de Carmen Pereira

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]