Dia Nacional da Consciência Negra

Zumbi, nascido livre em 1655, não queria apenas a própria liberdade, mas desejava para todo o seu povo. Zumbi foi um grande guerreiro que liderou palmares, o maior movimento de resistência contra escravidão, que ficava na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas. Foi morto pelas suas convicções em  20 de novembro de 1695 e justamente por isso essa data é homenageada no calendário como Dia Nacional da Consciência Negra.

Hoje no secúlo XXI, a luta de Zumbi, de  héróis negros como: João Cândido Felisberto (Almirante Negro) e de outros representantes do movimento ainda tem muitos desafios a vencer pela igualdade entre negros e brancos. Mas muito já foi consquistado inclusive na legislação, já que desde a Constituição Federal de 1988, o racismo é crime inafiançável sujeito á pena de reclusão.

“Ser negro, reconhecer-se negro e ser reconhecido como tal, na perspectiva ética, nunca deveria ser motivo de vergonha, negação e racismo, mas de reconhecimento, respeito e valorização. Significa trazer no corpo, na cultura e na história a riqueza de uma civilização ancestral e um processo de luta e resistência que continua agindo no mundo contemporâneo.” (Moreira, 2008)

Por: Thamyra Thâmara

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top