Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data, criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária, é um ato simples e salva muitas vidas. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 3, 5 milhões de doadores de sangue, o que corresponde a 1,9% da população do país – índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%.

Por este motivo, milhares de pessoas no mundo necessitam de reposição sanguínea durante procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais, em virtude de tratamento de doenças, acidentes, etc. Essa reposição só é gerada graças ao ato de doação, um ato de solidariedade que abastece os estoques dos hemocentros. É importante que a população colabore para regularizar, manter e aumentar os estoques de sangue. Ao participar, o doador ajuda pessoas que precisam de transfusão. A doação respeita os critérios técnicos e não traz qualquer tipo de risco ao doador.

Condições  para doar sangue:

– Sentir-se bem, com saúde

– Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional

– Ter entre 18 e 65 anos de idade

– Ter peso acima de 50Kg

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum

– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

– Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação

– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação

– Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

Quem não pode doar?

– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade

– Mulheres grávidas ou amamentando

– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas

– Usuários de drogas

– Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]