Opinião: Uma reflexão sobre as mudanças sociais através da Internet no século XXI

Segundo Maquiavel,”não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança”. Essa frase pode definir algo que estamos vivenciando nos últimos anos chamado de “revolução da Era Digital”.

Hoje, nós temos a oportunidade de discutir sobre a possibilidade de fazer um novo futuro,algo que não era possível em gerações anteriores a nossa, e de provocar mudanças, mesmo que pareçam insignificantes mas que são tão necessárias quanto qualquer outra coisa. A questão é como e de que maneira isso pode ajudar o mundo a progredir.
Graças a Internet, uma ferramenta poderosíssima nos dias atuais, nós podemos ter uma voz ativa na democratização da sociedade através de debates, palestras, artigos de opinião, etc. e um exercício da empatia através de doações para quem precisa, eventos em lugares carentes, etc. Com isso, acaba-se gerando uma massa crítica e consciente e com isso vem a quebra de vários paradigmas: Quem disse que uma mulher também não pode escrever um artigo de opinião? E que favela também é lugar de cultura, gastronomia e diversão? Além disso, a cidadania e o respeito é exercida com maior frequência e a troca de valores políticos,sociais e culturais é maior.

Ainda temos muito o que fazer ou discutir sobre a forma que vivemos atualmente e como podemos melhorar-lo de forma que seja mais justa e democrática não só para todos nós,mas para as próximas gerações de questionadores. Temos muitos obstáculos para serem ultrapassados e muitas conquistas a serem alcançadas. Gandhi já dizia que devemos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. E você? Já pensou no que você pode fazer ou contribuir por ele hoje?

Autor

kananda_novaimagem-colunista

Esta coluna é de responsabilidade de seus atores e nenhuma opinião se refere à deste jornal.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top