Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vamos falar de arte #OPINIÃO

ARTIGO DE OPINIÃO: No dicionário, arte significa a habilidade dirigida ou disposição para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional. Tem quem diz que arte é a linguagem humana, aquilo que vem do subjetivo. Outros dizem que é a forma mais simplória de expressão do ser humano diante das suas vivências. E segundo Leonardo Da Vinci, a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.

A palavra arte teve seu significado alterado em cada época da nossa história. De acordo com sua cultura, seu tempo, entre tantos outros influenciadores. E até os dias de hoje, existe uma busca incessante por um único conceito, que consiga abranger todos os aspectos já estudados e transmitidos. O que está na moda é a arte contemporânea, que leva como princípio a liberdade de expressão. Os artistas querem ter o poder de se comunicar sem ter a preocupação com técnicas tão refinadas, ou basear suas obras em concepções vindas de uma época tão distante da nossa. Assim, o principal objetivo não é renovar, mas sim ser livre para criar.

A arte vive de questionar a arte, um novo movimento sempre surgirá para contestar seu anterior. A busca é cada vez mais forte por quebras de paradigmas, já se passou o tempo onde o que reinava era um padrão artístico clássico inalterado. O que se procura hoje é o simples, aquilo que vem no cotidiano, é a vida que se vive. Porém existe um cuidado a ser tomado quanto a estes precedentes. Muito provavelmente você já participou de alguma conversa, que tentava definir e/ou caracterizar o que é, e o que não é arte dentro da nossa cultura. Onde uns tentam de certa forma censurá-la, e outros brigam pela liberdade perante a sua criação. Diante todos estes preceitos no entorno da palavra, entendemos que o objetivo base da arte é expressão do artista, onde algumas vezes questiona e causa certo desconforto perante as pessoas, assim, o seu problema acaba se tornando a própria solução.

Vivemos em tempos onde a violência não é mais novidade, e o que antes era notícia diária, hoje é visto com certo distanciamento e normalidade. Infelizmente é o mundo ao qual estamos nos habituando a viver. Entretanto, em meio a tudo isso encontramos a arte como uma forma de luta, que acaba por unir pessoas tão diferentes em um mundo tão soterrado pelo negativo, visando a igualdade em busca da felicidade. Do garoto que joga descalço nas ruas desniveladas das favelas, ao que joga bola na grama sintética do condomínio de luxo. Do pagodeiro de laje, ao músico internacionalmente conhecido. Do dançarino de rua, ao dançarino acostumado a grandes espetáculos. Todos são diferentes, mas todos são artistas, cada um com seu modo de se expressar. Arte só é arte quando alguém diz ser arte, e esta entra dentro de um contexto social e cultural.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]