11 anos de história com a comunidade

Este ano, a Voz das Comunidades completa onze anos de existência e a ONG vai muito além do que um jornal comunitário e meio de comunicação alternativo. Criamos um veículo que sonha em crescer ao lado dos moradores do Complexo do Alemão, com isso, a equipe de produção é um grupo extremamente importante na realização de ações e eventos que tem objetivos ampliar os projetos sociais, trazendo mais alegria e esperança para os moradores.

Assim como o Voz, muitos que chegaram como voluntários cresceram profissionalmente, mas a evolução pessoal é um dos pontos mais importantes a ser citado. “Tudo que eu sei de Produção, aprendi com o Voz da Comunidade e com a vida. Hoje, o Voz é responsável por um dos maiores eventos do Complexo do Alemão e da Zona Norte, que são o Arraiá do Alemão e Por Um Natal Melhor, e onde na última edição, tivemos um público de 7 mil pessoas. A minha 1 produção foi em outubro de 2011, no Pintando o 7 Alemão, que começou no alto do Morro do Adeus, tornando-se um dos grandes eventos no Calendário do Voz da Comunidade. Depois veio o Por um Natal Melhor, no mesmo ano, onde tivemos inúmeros contratempos, sendo o maior deles, a mudança do local do evento horas antes do seu início. Mas no fim, tudo deu certo e o show foi um sucesso.

De lá pra cá, nunca mais parei de trabalhar com produção, seja ela com eventos ou ações sociais.’ – Comenta a produtora Roberta Meireles, que está há cinco anos como voluntária da ONG, e completa. – ‘Cada produção é um aprendizado diferente, uma emoção diferente. Antes das realizações dos eventos ou ações sociais, há toda uma preparação. Meses antes nos reunimos para fazer todo o preparo, para que no dia saia tudo conforme planejamos. Contratempos sempre existem, mas nunca nos impediu de realizar os nossos projetos!’

Outro destaque nas ações é Rosiele Leal. Presente na equipe de produção como coordenadora, ela conta que participar das ações é uma oportunidade que tem de exercer a cidadania, praticar empatia e multiplicar valores humanos. “Não sou cria da favela, mas me reconheço nos sorrisos esperançosos que me recebem. Foi dentro dos abraços das crianças do Alemão e andando por becos e vielas que aprendi a amar o Rio de Janeiro.” Completa a paraense que segue há 7 anos como voluntária.

Conheça as ações:

Pazcoa no Alemão: A ação acontece sempre no sábado antes da Páscoa, onde a equipe sai distribuindo chocolates em vários pontos do Alemão. O recorde foi a distribuição de 6 mil chocolates, entre ovos e caixas de bombons em 2014. Todos os chocolates são arrecadados através de doações e com o apoio de empresas como Cacau Show e artistas como Luciano Huck e Fábio Porchat que estão sempre presentes apoiando a ação.

Pintando 7 no Alemão: Acontece no mês das crianças, geralmente no próprio feriado do dia 12 de outubro ou no final de semana mais próximo a data. A alegria da criançada é proporcionada com muita recreação, música, lanches, distribuição de brinquedos, gincanas e muito mais . O evento é voltado para as crianças até 12 anos e já contou com a presença da apresentadora Sabrina Sato e a equipe do Pânico na TV em uma das edições.

Por Um Natal Melhor: Considerada uma das melhores ações do Voz da Comunidade, a equipe distribui cestas básicas em áreas mais carentes do Complexo do Alemão. Como os chocolates, artistas e empresas acrescentam nas doações do projeto, e assim é possível levar alegria para os mais necessitados na noite de Natal.

Por Um Natal Melhor – O Show: É realizado um fim de semana antes do Natal e o evento segue por 2 dias. O objetivo é levar alegria e entretenimento para a comunidade. Já estiveram presente grandes nomes do cenário musical e é o momento onde os artistas locais têm a oportunidade de mostrar seu trabalho.

Arraiá do Alemão: O show é realizado na última semana de julho, e tem o mesmo objetivo do evento “Por um natal melhor”.

Prêmio Mães do Alemão: A ONG homenageia mulheres e mães que são destaques no Alemão, seja pela sua luta social ou história de vida.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top