Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projetos gratuitos do programa de Inclusão Social da UFRJ beneficiam moradores da Maré e da Vila Residencial

Ligado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, programa tem patrocínio da Petrobras e oferece vagas em projetos que  vão da alfabetização de jovens e adultos à inclusão digital, do apoio psicológico e assessoria jurídica a vítimas de violência à democratização do acesso à música e qualificação dos espaços populares do entorno da Universidade.

Com inscrições abertas o ano todo, os projetos gratuitos oferecidos pelo Programa de Inclusão Social da UFRJ atendem moradores do bairro Maré e da Vila Residencial da Universidade – sempre com o objetivo de integrar ações de ensino e pesquisa às atividades desenvolvidas.

Acesso à justiça, acompanhamento psicológico, escolarização básica, qualificação técnica em informática, formação em música e pesquisa no campo da musicologia estão entre os cursos e serviços oferecidos pelo Programa.

Desde 2008, a Divisão de Integração da Comunidade (DIUC), da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ realiza a ação, com patrocínio da Petrobras (Cenpes), tendo atendido, neste período, cerca de 5 mil pessoas já foram atendidas.

As formas de inscrição variam de projeto para projeto, é preciso se informar sobre cada caso. Conheça as ações do Programa de Inclusão Social da UFRJ:

Projeto Laboratório de Inclusão Digital (LID) – Diante do avanço tecnológico e da utilização de diferentes recursos digitais pela sociedade contemporânea, a informática é hoje ferramenta imprescindível para o acesso à informação e a inserção no mercado de trabalho.

O LID foi implantado em 2007 com o objetivo de atender às demandas de inclusão digital apresentadas por representantes das comunidades da Maré. As aulas têm duração de duas horas e acontecem duas vezes por semana no Laboratório que  funciona de segunda a quinta-feira e aos sábados.

Programa de Educação  de Jovens e Adultos – O objetivo do projeto é possibilitar aos moradores que ainda não tiveram acesso à escolaridade básica, o aprendizado da linguagem escrita e o domínio da leitura.

Atuando com educadores e alunos de graduação de diferentes áreas (Educação, Serviço Social, Letras e Matemática), o programa atualmente atende cerca de 600 moradores e se propõe a formar educadores e professores que atuem nesta modalidade de ensino – respeitando as especificidades e necessidades deste público.

Núcleo Interdiciplinar de Ações para Cidadania (NIAC) – Criado em 2006, o Núcleo articula as áreas de Arquitetura, Direito, Psicologia e Serviço Social com o objetivo de desenvolver diferentes ações em Direitos Humanos e acesso à Justiça.

Estudos, publicações, assessoria técnica e assistência sócio-jurídica para a promoção do direito à cidadania, à moradia digna e à defesa jurídica e psicossocial das comunidades vizinhas ao Campus da Ilha do Fundão da UFRJ estão entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas pelo Núcleo.

Cursos, seminários e fóruns são promovidos com o intuito de criar espaços de discussão sobre os mecanismos institucionais que garantam o acesso às políticas públicas sociais e habitacionais e redução dos processos de vitimização e criminalização da questão social.

Projeto Arte Para Todos – No projeto, a música é usada como instrumento de lazer e formação individual. Deste modo, o curso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender, sem exigência de habilidades específica.

A proposta é ampliar o universo musical de crianças, jovens e adultos por meio de aulas de diferentes instrumentos e de oficinas de musicalização e também auxiliar estudantes a se prepararem para exames específicos do vestibular para Música.

Musicultura na Maré – Neste projeto os alunos se “autopesquisam” e produzem documentos sonoros e autovisuais que conduzem à reflexão sobre si, apontando para questões como a regulamentação de vida por concepções de mercado, o drama da exclusão social e a banalização da vida cotidiana. O objetivo é formar pesquisadores, promovendo debates.

Informações e inscrições para os projetos:

Site: www.pr5.ufrj.br/inclusao

Telefones.: (21) 2598-9257/2598-9258

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]