​Setur-RJ vai capacitar jovens do Complexo do Alemão

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) vai capacitar na área de turismo pequenos empreendedores e jovens de comunidades pacificadas, com práticas de sustentabilidade do setor. Trata-se do Projeto Piloto de Capacitação e de Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Pacificadas, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), executado pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), que terá o pontapé inicial no Complexo do Alemão.

Serão atendidos 210 pequenos empreendedores e 60 jovens da comunidade, com cursos de inglês e espanhol. O projeto será lançado com aula inaugural pelo secretário Ronald Ázaro, pelo presidente do Ceperj, Jorge Barreto, e pela diretora de turismo do Sebrae, Mariangela Rosseto, no próximo dia 24 (segunda-feira), às 11h, no Colégio Estadual Tim Lopes, na Estrada do Itararé, 690, Ramos, com a presença de autoridades e empresários.

“A proposta vai mais além, a de preparar a comunidade para receber maior demanda com a Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações no ano que vem, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O programa será realizado em oito módulos no formato de seminários, no Colégio Estadual Tim Lopes e na Praça do Conhecimento, ambos no Complexo do Alemão, com carga total de 84 horas. A primeira turma tem inicio nesta segunda-feira (24/09), às 14h, no colégio”, disse Ronald Ázaro.

O projeto abordará os seguintes temas: Noções Básicas de Turismo; Atendimento ao Turista; Turismo a Base Comunitária; Capacitação de Monitores de Turismo para o Complexo do Alemão; Clínica Tecnológica – Manipulação de Alimentos; Informalidade e suas Consequências; Gestão de Pequenos Negócios e Consultoria Jurídica Contábil.

Dentro do projeto da Setur-RJ, a Fundação Ceperj vai capacitar 60 empreendedores em turismo local, 60 em manipulação de alimentos, 30 em gestão de pequenos negócios, 60 jovens em monitoria de turismo e prestar consultoria para 75 pessoas. Os seminários acontecem em dois turnos, sempre às segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A previsão do término é final de outubro.

Já os 60 jovens da comunidade, atendidos pelos cursos de capacitação básica em inglês e espanhol, iniciam as aulas em primeiro de outubro. Eles terão um total de 45 horas de curso, divididas em 30 aulas. Ao todo, quatro turmas de 15 alunos cada, duas de inglês e duas de espanhol. As aulas serão presenciais, nos períodos da manhã e da tarde e ministradas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Faetec, na Estrada do Itararé, 480, Ramos, no Complexo do Alemão.
Rafael Massadar – www.mercadoeeventos.com.br/

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top