Centro cultural Oca dos Curumins

No Complexo do Alemão existe uma biblioteca há 15 anos, com iniciativa de uma moradora que é reconhecida pelos seus trabalhos na comunidade como no Centro cultural Oca dos Curumins, mais conhecida como Tia Beth, que trabalha também com alfabetização de crianças e idosos há 34 anos. A biblioteca há muitas doações de livros dados mesmo por moradores, escolas e amigos.

A biblioteca funciona por categorias de livros, seja ele de religiosos, didático, infantil… Tudo apenas em um espaço de uma sala de 4m por 3,50m. Os livros são emprestados aos moradores para pesquisas e leitura, livros tem um prazo para 15 dias para ficar com o leitor. Atualmente os adolescentes estão lendo muitos gibis Tia Beth completa… “Eu desejava ter um espaço maior para que os adolescentes chegassem, sentassem e lessem os livros com os amigos. Eu tenho livros que não são realmente possíveis de por na biblioteca por conta do espaço. Queria que as pessoas de outras comunidades comparecessem também aqui, mas ainda tem gente que não sabem da existência.

No local Oca dos Curumins não há só biblioteca não há também outras atividades como capoeira, futebol, aula de violão, fuxico, pintura, todas as atividades sendo voluntariadas uma vez por semana. O centro cultural Oca dos Curumins não há nenhuma ajuda financeira, tudo é tirado do bolso de Beth Aparecida, 53 anos.

Javier, 45 anos Psicólogo da Puc (Universidade) esta trabalhando ao lado de Tia Beth com um projeto chamado “Escuta” juntos aos adolescentes de 12 á 18 anos, as aulas são realizadas todos os sábados para que os jovens não tenham vergonha de dizer oque acontece em suas vidas no cotidiano, coisas que não se conversa e suas casas.

[galeria]

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top