Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Centro Judiciário é instalado no Complexo do Alemão e na Penha

O governador Sérgio Cabral participou nesta sexta-feira (22/07) da cerimônia de Instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Complexos da Penha e do Alemão, na sede do Comando da Força de Pacificação do Complexo do Alemão, na Av. Itaoca, nº 1618 – Bonsucesso.

Na oportunidade, também foi assinado Acordo de Cooperação entre oConselho Nacional de Justiça, o Ministério da Defesa, o Tribunal deJustiça, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral, o Governo do Estado, a Prefeitura da cidade e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Também foi inaugurado o ônibus de Justiça Itinerante do tribunal nos complexos. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais do TJ. Os moradores da região receberão a visita de um ônibus que funcionará como um cartório todas as sextas-feiras, das 9h às 15h.

Depois de historiar o processo de degradação e domínio da violência e da criminalidade e depois o da pacificação dos dois complexos de comunidades carentes da Zona Norte, Cabral exaltou a iniciativa doConselho Nacional de Justiça (CNJ) e de tribunais com atuação no Estado do Rio que vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas residentes nos dois complexos e nas redondezas.

– É muito bom ver hoje cada vez mais a nossa Justiça brasileira integrada, participante. Temos uma parceria com o Tribunal de Justiça e com os tribunais federais localizados no estado. E para uma causa nobre como esta aqui demos tudo de nós para que ficasse pronto. Aqui os juízes e funcionários do Judiciário terão todo o conforto para trabalhar e dar aos jurisdicionados a percepção de que a Justiça está a seu alcance – frisou Cabral.

O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso da população à Justiça, assegurar ao cidadão informações sobre os seus direitos e garantir a presença efetiva do Poder Judiciário nas comunidades. No local, a população poderá tirar certidão de nascimento, ter acesso a cursos gratuitos, realizar denúncias sobre violação de direitos de crianças e adolescentes, acionar a Defensoria Pública e o Conselho Tutelar, resolver conflitos por meio de mediação e conciliação, evitando processos judiciais, receber orientações sobre direitos trabalhistas e o funcionamento da Justiça do Trabalho, emitir título de eleitor e resolver outras pendências da Justiça Eleitoral.

FONTE: CNJ

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]