Com helicóptero usado na guerra do Vietnã, policia militar faz mega operação no Alemão

A operação teve o apoio de policiais do Bope, Choque e do BAC (Batalhão de ações com cães) que durou a manhã inteira

Policiais de três divisões militares fizeram uma mega operação nas comunidades do conjunto de favelas do Alemão, na manhã desta quinta feira (25). Cerca de 200 agentes foram acionados para a operação com apoio de dois carros blindados e um helicóptero militar, que já foi usado nas guerras do Vietnã.

IMG_1287

Agentes militares reforçando a segurança em frente a 45DP Foto: Betinho Casas Novas

A operação começou por volta das 06h da manhã. A estrada do itararé, principal via de acesso a comunidade, foi tomada por viaturas militares antes de entrarem na comunidade. Pela as redes sociais, moradores contavam sobre a ação dos militares na região. “Acordar bem cedo pra ir pra escola e ver a comunidade cheia de policia é de se assustar…” contou um estudante antes de ir pra escola. Na operação, dois suspeitos foi levado detidos para a 45 Dp pelos agentes do Batalhão de Choque. Não houve relatos de tiros no decorrer da operação.

Helicóptero usado na guerra, só que agora no Brasil

Al6Ef5cAHPJy6oDBLWNPV9PjWI5k0XkcqhwER8yK7pjj

Helicóptero usado na guerra do Vietnã na operação do Alemão Foto: Renato Moura

Acordados bem cedo pelo estrondoso barulho causado pela aeronave militar, moradores do alemão relatava sobre a operação na comunidade. A aeronave já foi usada na guerra do Vietnã, entre 1955 e 1975, agora usada pelas forças militares para operações no Rio. O modelo Bell UH-1 tem um motor que permite a decolagem com até 4 toneladas, somada a carga, a tripulação e o peso da aeronave. A versão blindada da aeronave voa com dois pilotos, seis atiradores e quatro tripulantes. A compra de duas aeronaves foi feita pelo o Governo do Estado do Rio em 2013, onde uma delas é usada pela Policia Civil e a outra pela Policia Militar.

“Este helicóptero usado hoje no Alemão é o modelo modernizado UH-1H, o mesmo que foi utilizado nas guerras do Vietnã. É considerado como o mais importante helicóptero americano dos últimos tempo. No Brasil, foi adaptado para missões de busca e salvamento, transporte de tropas e outras missões. O modelo é antigo, porém, blindado e com peças que são novas”, afirma o Piloto de Helicóptero e Instrutor de voo, Rafael Mariano.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top