Foto Clube Alemão completa 1 ano!

Hoje o Complexo do Alemão tem o Foto Clube Alemão, que é um projeto de fotógrafos experientes com fotógrafos amadores do Complexo do Alemão. O objetivo é promover saídas fotográficas e ensinar um pouco de fotografia às pessoas da comunidade. O Foto Clube tem saídas fotográficas todos os sábados.

O Foto Clube agrega cerca de 80 interessados em fotografia e já é necessário usar crachá para identificar os participantes das saídas aos sábados. O Foto Clube tem seis câmeras – uma doada pelo apresentador Luciano Huck –, utilizadas em rodízio pelos  que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir uma máquina própria.

É o caso da estudante Flavia Costa, de 17 anos, que, assim como Bruno, também é moradora do Alemão. Descansando o peso da máquina no ombro, como faria um violinista, ela faz questão de dizer que gosta de tirar fotos “de gente”. “Meu interesse por fotografia surgiu a partir de uma máquina amadora, que eu pegava do meu tio. Saía pela comunidade fazendo fotos, sempre escondida, sozinha, sem ele saber. Mostrei-as ao Bruno, que elogiou o meu trabalho e me chamou para integrar a equipe no ano passado”, disse a jovem, conhecedora dos becos do Alemão.  “Geralmente, as pessoas ‘da pista’ pensam que a favela é perigosa. Que nada! A maioria dos moradores que são flagrados por nossas câmeras ficam alegres quando registramos imagens deles, principalmente as crianças, que pedem para ver o que saiu”.

O sucesso do Foto Clube Alemão vem inspirando outras comunidades do Rio e do Brasil. Inaugurado em janeiro deste ano, o Foto Clube das Favelas da Zona Sul tem organizado saídas em comunidades daquela região. Em Pernambuco, também foi inaugurado, no último mês, o Foto Clube de Itamaracá.  “ É a possibilidade de fazer o movimento fotográfico da cidade e do país crescer. Mostramos que há algo mais, para além do que já é retratado nos jornais diários, porque vemos a comunidade de forma afetiva, nos sentindo mais à vontade aqui”, destacou o Bruno Itan.

O objetivo é promover saídas fotográficas e ensinar um pouco de fotografia às pessoas da comunidade.

– Parabéns Foto Clube Alemão por 1 ano de existência!

[galeria]

Créditos:
http://www.uppsocial.com.br/foto-clube-apresenta-novas-paisagens-no-alemao
http://vivafavela.com.br/imagens/foto-clube-alem%C3%A3o
http://www.vozdascomunidades.com.br/complexo-do-alemao/foto-clube-alemao/

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top