Fotógrafos do Complexo do Alemão vão participar de um encontro nesta quinta-feira (26)

 

O Sesc Ramos recebe, na próxima quinta-feira (26), fotógrafos do Alemão com a temática: A imagem fotográfica do Complexo do Alemão

Até o dia 30 de agosto, a exposição “Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano”, com curadoria de Francisco Valdean/Imagens do Povo, reúne a poética de fotógrafos e fotógrafas moradores das comunidades do Alemão e Maré, que, com o olhar sensível, se dedicam em registrar, através da fotográfica, a potência do universo das localidades ondem moram. Com autores como, Betinho Casas Novas, Bruno Itan, Joseane Santana, Bira Carvalho, Márcia Farias, Monara Barreto, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti, Veri-vg, além do próprio Francisco Valdean.

No dia 26 de julho, às 17h, o encontro “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”, será no formato de roda para debater o tema da fotografia produzida no Complexo do Alemão através da produção de fotógrafos moradores, Betinho, Bruno, Josiane e Monara.

O curador Valdean conta que a seleção das 18 imagens retrata a vida cultural, religiosa e cotidiana dessas localidades na última década.

Em geral, as regiões faveladas são representadas pelos estereótipos da pobreza ou da violência, mas nessa mostra fotográfica propomos uma rota diferente: apresentamos ao espectador uma favela pulsante e afetuosa. Buscamos uma experiência visual onde a documentação da vida cotidiana é o foco narrativo. As cenas representadas são de uma favela que brinca de bola, solta pipa, pula carnaval, assiste a jogos de futebol no meio da rua ou em bares. Uma favela que circula em transportes alternativos, uma favela artística e também profundamente religiosa” – diz Francisco Valdean.

Serviço:
Exposição Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano
Até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h , classificação livre e grátis
Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos.

26 de julho – Encontros com fotógrafos “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”

9 de agosto
– A imagem fotográfica do Complexo da Maré

30 de agosto – A favela nas narrativas fotográficas e musicais

Horário: 17h às 19h
Local: Sala de vídeo – Sesc Ramos

Foto: Betinho Casas Novas

Comentários Facebook

comentários

Autor

Related posts

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top