Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Moradores de favelas escrevem nova temporada de Malhação

No ano de 1995, o primeiro cenário da série adolescente “Malhação” foi uma academia. Depois, o programa passou a ser filmado em um colégio de classe média. Mas, na nova temporada, que estréia nesta segunda-feira (29), isso vai mudar um pouco: um dos panos de fundo do programa será a Comunidade dos Anjos, que trará à tona questões sociais ligadas à periferia. O novo foco exigiu que a autora Ingrid Zavarezzi procurasse uma ajuda especial para se aproximar ao máximo da realidade. E foi assim que teve início a parceria com Rene Silva e Julio Pecly, moradores de favelas no Rio de Janeiro.

Silva tem só 17 anos, mas dará consultoria sobre o cotidiano de uma favela à escritora. O garoto ficou famoso no ano passado por noticiar via Twitter a invasão da polícia ao complexo do Alemão, no Rio, onde ele vive. “Li em um jornal que eu seria convidado para participar, mas só depois recebi a ligação da Ingrid”, conta. “Malhação já era popular na periferia, mas agora temos a chance de nos ver lá. Vai rolar mais identificação”, aposta.

Um dos personagens, chamado Jefferson, é baseado em Silva. “Ele vai começar a fazer um blog para falar sobre o que acontece na favela, e esse blog vai existir na vida real”, conta. Jefferson (Douglas Sampaio) ficará paraplégico ao sofrer um acidente.

Para dar vida ao blog, Rene se juntará a Julio Pecly (39). Morador da Cidade de Deus, ele fazia trabalhos cinematográficos sobre a periferia quando foi convidado por Ingrid para ser coautor e roteirista da trama. “Recebi o convite pelo Facebook e achei que fosse piada de algum amigo meu. Só acreditei quando a Ingrid me ligou e formalizamos tudo”, conta.

Depois de já ter convidado Pecly, Ingrid descobriu que ele era cadeirante. “Aí, ela também me pôs para ajudar a escrever sobre o Jefferson. Dou consultorias para o ator incorporar um cadeirante e para a Ingrid, sobre mobilidade e periferia”, conta.

A autora diz que falará da superação por meio da web. “Vamos mostrar como a internet ajuda essas pessoas a terem mais liberdade, não só no caso de Jefferson”, diz Ingrid, referindo-se ao personagem Filipe (Pedro Tergonina), que será cego.

Rene Silva depois de uma gravação em um programa de TV, em São Paulo / Arquivo pessoal
Rene Silva depois de uma gravação em um programa de TV, em São Paulo / Arquivo pessoal

A internet é um dos temas principais da nova trama, como sugere o novo título da novela, “Malhação Conectados”. Mas a conexão não será somente virtual. “Tudo está ligado de alguma forma. Nada é por acaso, e é disso que a novela fala”. Um dos grandes sucessos da temporada passada foi o mistério sobre o sumiço de Raquel (Ariela Massotti). Nos últimos dois meses, esse foi um dos assuntos mais comentados pelo público com a emissora, segundo a Central de Atendimento ao Telespectador, e gerou blogs nos quais os internautas podiam dividir suas teorias sobre o caso. A nova temporada promete repetir o sucesso on-line por meio do protagonista, Gabriel (Caio Paduan), que terá um blog interativo sobre paranormalidade.

O mistério desta temporada gira em torno da suposta morte de Douglas (Pierre Baitelli), que sofreu um acidente, mas cujo corpo nunca foi encontrado. Isso faz com que sua mãe, Laura (Letícia Spiller), acredite que o filho possa estar vivo. Laura viverá um romance com Guido (Gil Coelho), um garoto que ainda está na fase pré-vestibular. “Ela fica confusa por acreditar que está tentando preencher a lacuna que o filho deixou”, diz Letícia.

Inexplicavelmente, Gabriel começa a sentir a presença do filho de Laura em seu novo quarto, na república de Cristal (Thaís Melchior), com quem formará o casal protagonista. O quarto havia pertencido a Alexia (Bia Arantes), que abandonou a casa quando o namorado morreu. Ela e Gabriel começam a ter visões de Douglas, sempre ligadas a um misterioso número: 1.046. “Esse número vai ajudar a explicar o mistério sobre Douglas e um fato que une a todos”, afirma Ingrid. Uma campanha publicitária misteriosa foi feita para divulgar o número, que começa a originar diversas teorias na internet, antes mesmo de a trama começar.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]