Rede de Encontros no Complexo do Alemão

Através da parceria entre o Grupo Pensar e o Núcleo ICA – Informação, Conhecimento e Atitude, surge a ideia de realizar a “Rede de Encontros”, que consiste em ações voltadas a propiciar oportunidades de encontros entre juventudes e interessados no tema, a fim de estimular a reflexão, trocas de opiniões e vivências sobre a cidade – espaço comum a todos que dela fazem parte.

Nesta ocasião, quando jovens alunos dos cursos de direito, administração e economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo vem à cidade do Rio de Janeiro para conhecê-la e estudá-la, incluindo à sua programação uma visita ao Complexo do Alemão, constrói-se um momento oportuno para dar início à “Rede de Encontros”. O Grupo Pensar, que vem atuando e construindo redes nessa comunidade desde 2009, vê neste encontro um importante momento em que certamente serão levantados questionamentos bastante ricos de pontos de vista diversos, afim de contribuir para a cidade como um todo.

O Núcleo ICA, que desde 2005 vem construindo uma rede buscando trocas em todas as partes da cidade e tem como missão contribuir com a valorização da diferença e vem obtendo resultados relevantes no desenvolvimento e aplicação de diferentes metodologias de encontro, será o responsável pelo desenvolvimento da metodologia e pela condução do debate durante o encontro.

Para o sucesso dessa metodologia, é fundamental a colaboração de cada participante nas respostas do questionário que pode ser encontrado em: http://mostre.me/rede-de-encontros e deverá ser respondido até o dia 16/01 (segunda-feira) e servirá de fonte de informação e estímulo para deflagrar o debate.

Quebrando barreiras e estimulando a reflexão e o exercício da cidadania, incluindo direitos e deveres, o Grupo Pensar e o Núcleo ICA acreditam que através da construção do relacionamento iniciado com ações como a “Rede de Encontros”, a aproximação entre as diversas realidades é possível. Acreditamos assim estarmos contribuindo para um bairro melhor, uma cidade melhor, um estado melhor, um país melhor e até mesmo um mundo melhor, onde é possível ir e vir sem medo e com respeito às diferenças.

Para enriquecer este encontro de jovens no Complexo do Alemão para refletir sobre a cidade, também foram convidados jovens de outras comunidades (favelas, acadêmicas, asfalto, projetos sociais), são alguns deles: Descolando Ideias, Voz da Comunidade, Instituto Raízes em Movimento e Foto Clube Alemão.

O encontro será na próxima quinta, de 10h à 12h30 no auditório da estação da Palmeiras.

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top