Sandra de Sá faz show no Complexo do Alemão no dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.


No Complexo do Alemão, a comemoração será com um grande manifesto cultural e artístico com a cantora Sandra de Sá que tem grande importância no movimento da cultura negra no nosso país. Nos anos 90, Sandra marca presença forte no mercado por gravações com Djavan, Marina Lima, Carlinhos Brown, Titãs, coral gospel Monte Mariah (USA), Herbert Viana, entre outros. E pelos sucessos como: “Sozinha” (foi a primeira a transformar a composição de Peninha em hit, seguida por Tim Maia e Caetano Veloso), “Vamosa viver”, “Soul de Verão”, etc. Gravou um álbum em homenagem ao amigo “Tim Maia”, sucesso de crítica. Nessa década, Sandra criou a expressão “Música Preta Brasileira”, brincando com a sigla MPB – Música Popular Brasileira. Segundo Sandra, “a nossa música é essencialmente preta (suingada/balançante), pois começa e termina no tambor, no suingue. Não há ritmo que cantemos ou toquemos aqui que não contenha um toque de brasilidade. Isto é a nossa pretitude. Até porque se é popular, é do nosso povo, que é altamente miscigenado.”

Serviço:
Local: Vila Olímpica Carlos Castilho – Ramos (endereço: Estrada do Itararé, 460)
A partir das 20h
Entrada gratuita
Realização: Sesc Ramos

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top