Teleférico do Alemão comemora dois milhões de passageiros

O teleférico do Alemão acaba de superar a marca de dois milhões de passageiros. Primeiro sistema de transporte de massa por cabo do País e ícone das intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o meio de transporte foi inaugurado em 8 de julho de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral. Em nove meses de operação, sendo quatro de uso pleno, o teleférico se tornou imprescindível no dia a dia do complexo de comunidades da Zona Norte do Rio.

– Alcançar esta marca de dois milhões de passageiros em menos de um ano é uma prova de confiança da população nos serviços do teleférico. É também uma demonstração de que o teleférico contribui para reforçar o sentimento de cidadania e dignidade no Complexo do Alemão, além de se firmar como um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro – disse o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Durante a inauguração das duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Complexo do Alemão, o governador Sérgio Cabral comemorou a marca, alcançada no último sábado (14/4).

– Com poucos meses de operação plena, já são dois milhões de passageiros. Dois milhões de pessoas que levavam uma hora, uma hora e meia para se deslocar. E vamos continuar. Fui agora de novo a Medellín para ver inovações e intervenções urbanas em comunidades para trazer para o Rio de Janeiro – afirmou Cabral.

Moradores cadastrados têm viagens gratuitas

Depois de um período de testes, o sistema opera de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h; aos sábados, das 8h às 20h; e aos domingos e feriados, das 9h às 15h. Os moradores do complexo cadastrados podem fazer de graça duas viagens diárias. A tarifa para quem não é morador (ou para quem usar o teleférico mais de duas vezes por dia) é de R$ 1. A tarifa de integração entre o trem e o teleférico, embarcando em qualquer estação da SuperVia, é de R$ 2,90.

Comunidade celebra atração de turistas

O teleférico é utilizado cada vez mais pelos moradores do Alemão, como os estudantes Vicente Júnior, de 15 anos, Welerson Xavier, 15, e Iuri Teixiera, 14. Eles disseram que o teleférico também atraiu visitantes.

– Muitos turistas estão nos visitando, o que não acontecia antes – disse Welerson.

É o caso de Fernando de Souza, 64 anos, e da esposa, Olinda Ferreira, de 80 anos. O casal, que mora na Penha, resolveu conhecer o Complexo do Alemão pelo alto.

– Foi um passeio maravilhoso – afirmou Souza.

Símbolo do PAC na comunidade, meio de transporte superou a marca em nove meses de uso

Símbolo do PAC na comunidade, meio de transporte superou a marca em nove meses de uso. FOTO: Renato Moura

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top