Terceira edição da exposição “Memórias” no Alemão

A releitura de “Guerra e Paz”, feita por grafiteiros do Complexo do Alemão, esta que é uma das principais obras de Candido Portinari, será o ponto intenso da terceira edição da exposição “Memórias”, no próximo dia 25 de maio, realizada pela Praça do Conhecimento de Nova Brasília. Desta vez o mote norteador das ações será as condições de vida que a população anseia para seu futuro.

O conjunto destas telas grafitadas, com aproximadamente 3m x 2m, que se misturarão com fotografias tendo as mesmas medidas, envolverá todo o prédio do Centro de Cultura Digital – Praça do Conhecimento causando um impacto visual impressionante, mas também, trazendo a tona uma valorização do acesso à arte de modo reflexivo, como forma de manifestação social.

Durante todo o dia, que já começa com alongamento e batucada com o “Bloco da Praça”, formado por crianças da comunidade, não faltarão atividades para envolver os participantes na provocação sobre perspectivas existentes para a transformação processual que possibilitará um futuro menos agressivo com mais oportunidades iguais para todos. Todas as ações planejadas são para fortalecer o sentido de mudança tendo como pano de fundo a participação comunitária.

· TRNSMISSÃO ON LINE: todo o evento será transmitido virtualmente, disponibilizando acesso via livestream.

· ARTE CÊNICA: o grupo Teatro da Laje fará uma apresentação do seu último espetáculo que faz uma abordagem direta sobre a cidade como direito de todos;

· ARENA DE DEBATES: a ALA (Área de Livre Acesso) da Praça será transformada em palco para discussões ligadas ao cotidiano comunitário lincado com ações sociais realizadas por instituições locais;

· PROJEÇÃO MAPEDA: numa parede feita por peças de acessórios tecnológicos antigos, que viraram sucatas em nossas casas, projeções realizadas por alunos da Praça serão exibidas.

· ORQUESTRA DE CORDAS: projeto Ação Social Pela Música do Brasil, formado por crianças e jovens da comunidade fazendo uma apresentação contagiante desde clássicos a músicas populares, tradicionais.

· MAPA AFETIVO DIGITAL: meio criativo de interagir diretamente com o público presente no evento, registrando seu passado, presente, desejo de futuro e compromisso com o Alemão.

· LITERATURA: contação de histórias, troca de livros, poesia coletiva, enfim, serão diversas formas literárias para criar uma aproximação contundente com a população que estiver presente no evento;

· SKETCHBOOK: desenhos digitais utilizando os tablets disponíveis na Área de Livre Acesso da Praça do Conhecimento.

· VÍDEO CABINE: câmera aberta numa cabine montada no meio da rua a fim de trazer pessoas com depoimentos próprios, sem cortes, sobre o assunto em pauta. Todo material será exibido num telão no projeto TV de Rua, organizado pelo grupo de Comunicação Comunitária da Praça;

SERVIÇOS

MEMÓRIAS PARA O FUTURO DESEJADO
25 de maio de 2013
das 9h às 18h30

CENTRO DE CULTURA DIGITAL – PRAÇA DO CONHECIMENTO
Rua Nova Brasília, s/n – Praça do Terço – Complexo do Alemão
Tels.: 21 8481-8552 / 8481-8553

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top