Gastronomia para ser apreciada do alto dos Morros

Bar do Tino 2

Que o Rio de Janeiro fica ainda mais bonito visto do alto das favelas cariocas todo mundo já sabe… Agora, imagine curtir essa paisagem comendo uma bela costela, um Sushi ou a tradicional feijoada carioca. O passeio fica ainda melhor e mais fácil se você puder consultar com antecedência cardápio, endereço e até parte da história da favela em que pretende ir.

“A ideia surgiu durante o tempo em que estava fazendo um documentário nas favelas recém-pacificadas. Na hora do almoço, eu e a equipe saíamos para procurar um lugar onde comer nos arredores das comunidades. Acabei descobrindo que era possível encontrar coisas boas nas próprias favelas”, conta o pesquisador e diretor de cinema Sérgio Bloch, que percorreu 11 favelas e 97 estabelecimentos da Providência, Santa Marta, Tabajaras, Chapéu Mangueira, Vidigal, Rocinha, Morro dos Prazeres e Complexo do Alemão para reunir os 22 escolhidos. OGuia, além de apresentar os “chefs” das comunidades, conta um pouco da história de cada uma delas.

Com a pacificação, o acesso às favelas se tornou mais fácil. Comerciantes locais têm apostado no potencial turístico da cidade. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2012 apontou que 46% dos turistas estrangeiros que visitam as favelas cariocas buscam, no alto dos morros, uma perspectiva diferente da cidade, e 47% dos turistas brasileiros que visitam as comunidades desejam conhecer a cultura, a realidade e as pessoas que nelas vivem.

“É uma vitória ver que o Bar do Tino ficou entre os 22 que estão no Guia. É o reconhecimento de quase 10 anos de trabalho!”, diz Leandro Santana, filho do Tino, que dá nome ao bar, que fica no Morro dos Prazeres. “Depois que saímos no jornal, vem ainda mais gente aqui. No fim de semana passado, recebemos gente de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Nova Iguaçu. É muita gente que nunca tinha subido uma comunidade antes e que até tinha uma visão distorcida da favela. Mas aí sobe, vê tudo arrumadinho, limpinho e com uma comida bem temperada e caseira, e gosta.”

Entre os selecionados também estão o Japa do Gil, paraibano que serve iguarias japonesas regadas a caipirinha de saquê na Rocinha, e o Bar Lacobaco, no Vidigal, que serve o medalhão de filé mignon à piamontese com batata frita. Segundo a publicação, no Restaurante 48, no Tabajaras, prova-se uma das costelas de porco assadas mais gostosas da cidade.

Um dos destaques do Morro da Providência é o restaurante Sabor das Louras, com seu delicioso bolinho de abóbora com carne seca. “É maravilhoso participar deste Guia. Tenho esperança de ser mais reconhecida e receber mais visitas”, diz Rosana Damasceno, a “loura” dona do bar e moradora do local desde que nasceu. “O movimento tem aumentado. Hoje por exemplo recebi a visita de um casal de franceses que veio comer feijoada de feijão branco. No fim de semana sirvo muitos petiscos para acompanhar a cerveja”, completa.

Upgrade

Como o Rio de Janeiro receberá pelo menos três grandes eventos mundiais nos próximos dois anos, os planos dos comerciantes não param. “Estamos esperando receber muita gente já pra Jornada Mundial da Juventude, em julho. Estamos comprando mais mesas e ampliando o espaço. Depois disso vêm a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Vamos nos preparar para receber todo mundo”, explica o dono do Bar do Tino, que foi convidado a se associar à Slow Food Brasil, entidade que promove o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade em oposição aos padrões do fast food. Integrar a rede significa poder ser localizado via internet e aplicativos de celular e receber pedidos on-line.

 

Endereços

Bar do Tino

Rua Almirante Alexandrino, 3780 casa 07 Santa Teresa – Morro dos Prazeres (Próximo ao campo da colina) – (21) 2225-5780

Sabor das Louras

Rua da Bica, 41 – Morro da Providência – tel: 21.22831660

Japa do Gil

Travessa Kátia, 11 – Esquina com Via Ápia – Rocinha – 33243040

Bar Lacobaco

Av Presidente João Goulart – Vidigal – 539 – 2422.6649

Restaurante 48

Rua Euclides da Rocha, 48 – Tabajaras (Acesso pela ladeira dos Tabajaras) – 3208.0017

Via : http://uppsocial.org

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top