Conheça o Instituto 

O Instituto Raízes em Movimento é uma ONG que fica localizada na Av. Central, nº 68, no Alemão e surgiu em outubro de 2001, a partir da união de moradores, jovens universitários e todos aqueles engajados com trabalhos sociais nas comunidades. Com o intuito de promover o desenvolvimento humano, social e cultura do Complexo do Alemão e das demais comunidades, a ONG está sempre focada em trazer o melhor para as comunidades, além de buscar parcerias com outras organizações e movimentos sociais no Complexo do Alemão e comunidades afins.

Sempre ligado no engajamento com diversas formas de saber e informar,o Raízes em Movimento tem uma comunicação crítica, na qual busca sair do trivial, trazendo assim debates públicos, projetos, seminários, eventos e diversos cursos que abrangem as áreas de: políticas públicas, direitos humanos, mídia e tecnologia, sustentabilidade, artes criativas e tantos outros. 
 
Criação do Centro de Estudos, Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão
 
Tendo o conhecimento como grande base de seus trabalhos o Instituto Raízes em Movimento, sempre busca conhecer para a partir daí criar soluções, e, assim formou em 2015 o Centro de Estudos, Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão (CEPDOCA), que promove a conexão das conhecimentos acadêmicos ao experiencial. A partir da criação do CEPDOCA o grupo tomou conhecimento de vários projetos locais em andamento, e assim chegaram a iniciativas como o Vamos Desenrolar – que consiste na união de pesquisadores e moradores locais para o debate de ideias e questões relevantes mensalmente que circula por vários locais da comunidade – E também o Coletivo Pesquisadores em Movimento – onde os pesquisadores que fazem trabalho de campo no Complexo do Alemão pudessem estar conectados e assim conhecem maior a realidade local, já que muitos, apesar de estarem afiliados à universidades que estudam o Alemão, não faziam parte do cotidiano da comunidade.
 
Todas as atividades do Instituto Raízes em Movimento tem como base a troca de conhecimento, para trazer soluções urbanas, conhecimento e oportunidades. Além disso a produção de ideias, sem hierarquia é uma das grandes preocupações da ONG é não colocar o conhecimento acadêmico acima da vivência e do saber popular, por isso, a conexão desses dois pilares é tão importante.

Comentários Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Please arrange the below number in decreasing order