Encontro na FIOCRUZ marca 90 dias do assassinato da Vereadora Marielle Franco

No próximo dia 16 de junho, das 9h às 13h, na Tenda da Ciência (Campus Manguinhos – Fiocruz), ocorrerá um debate sobre o tema “Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência”. O evento marcar os 90 dias do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol).

O crime aconteceu no bairro do Estácio, na Região Central do Rio, por volta das 21h30 do dia 14/03/2018, após Marielle ter participado do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Rua dos Inválidos, na Lapa. Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é execução.

Para marcar os 90 dias do assassinato da vereadora, a Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), o Museu da Maré, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm)  e a Fiocruz promovem a Sessão Pública “Marielle Vive”.

No encontro será realizado um debate sobre o tema “Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência”. O sociólogo Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e Cláudia Rose Ribeiro da Silva, coordenadora do Museu da Maré, farão a abertura do evento.

A Sessão Pública reunirá intelectuais e representações de cerca de 40 movimentos sociais atuantes no enfrentamento às diferentes expressões da violência, quais sejam, as de natureza institucional; aquelas refletidas na questão da terra e moradia; da saúde; da comunicação; de etnia, gênero e orientação sexual; da liberdade religiosa; da infância, adolescência e juventudes; contra os direitos humanos, entre outras.

Será um espaço para os representantes dos movimentos sociais compartilharem suas reflexões e propostas com gestores do setor público, parlamentares, academia e representantes da sociedade civil organizada.

SERVIÇO
Sessão Pública “Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces da violência – Marielle Vive!”
Data: 16 de junho
Horário: 9h às 13h
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top