Apagão no Brasil deixa mais de 12 estados sem energia

Foto: Projeto Colabora / Reprodução

Usina Hidrelétrica que causou o apagão no Brasil teve as operações e testes paralisados pelo Ibama dias atrás

Um apagão deixou mais de 12 estados do país sem energia, a partir das 15h da tarde desta quarta feira (21). A maioria dos estados são do nortes e nordeste do país. No Rio de Janeiro a energia retornou minutos depois do apagão. Estados mais afetados são Pernambuco, Bahia e Pará. Ao total, estados sem energia em quase a metade são: São Paulo, Minas gerais, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Amapá, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Segundo o Governo Federal, o problema foi causado por uma falha na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará.

Há exatamente oito dias atrás, a concessionária Norte Energia, dona da hidrelétrica de Belo Monte, foi notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que paralisassem os testes e operações de suas novas turbinas, até que apresente uma solução definitiva para evitar a morte de peixes no lago da hidrelétrica. Entre fevereiro e março, uma tonelada de peixes mortos foi retirada do local.

Segundo o jornal Estadão, a decisão foi tomada após o órgão ambiental averiguar que, a cada teste e acionamento de suas máquinas, Belo Monte tem causado a mortandade de milhares de pescados, inclusive no período de desova. A decisão do Ibama, conforme apurou a reportagem, foi tomada na sexta-feira (9/3), após técnicos terem confirmado que o problema tem sido recorrente e que, mesmo após medidas tomadas pela empresa para acabar com o problema, a situação persiste.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top