Até onde vamos com essa guerra?

No artigo anterior falei sobre a proposta da Escola Sem Partido o que alguns estão chamando de “Lei da Mordaça”, refletindo durante a semana e acompanhando os dias de guerra que o Complexo do Alemão tem vivido ultimamente, percebi que já vivemos sob uma “Lei da Mordaça”. Não exatamente aquela que querem impor aos professores, mas aquela que os moradores do Complexo muitas vezes tentam expor e não conseguem ser ouvidos pelas autoridades.

foto betinho
Foto: Betinho Casas Novas

A mordaça está em quem escuta o tiro na porta de casa com o filho embaixo da cama, nos jovens em casa pois a escola não pode abrir, em quem assiste as diversas violações de direitos humanos e não pode se manifestar pois estará se colocando em risco, em quem lida com os sonhos dos jovens que estão no tráfico pela falta de oportunidade, nas mulheres estupradas que são julgadas, nos negros que diariamente são discriminados e nos outros diversos grupos excluídos que são violentados diariamente.

Muitas vezes é preciso se calar para não morrer, esse é um risco real. Mas como lutar por uma vida mais digna, uma vida em que os direitos sejam respeitados?

A famosa frase: “Sim, nós podemos. Não desista dos seus sonhos, o futuro é feito do passado” de http://pensador.uol.com.br/autor/martin_luther_king/ parece fazer muito sentido no momento atual, é preciso nos unirmos por ideais, é preciso que os grupos excluídos conquistem mais espaços, principalmente nas políticas, precisamos fomentar os sonhos das crianças e dos jovens que irão construir esse futuro. Precisamos integrar as diferentes  áreas, pois a guerra sem sentido contra o tráfico de drogas não pode continuar na lógica de chacina, isso não é uma questão somente de polícia, é de saúde, de assistência.

campanha_quebre_o_silencio_41

Alguns lugares no mundo conseguiram conquistar a liberdade de viver, desamarram as mordaças, mas apenas depois de anos de guerras sangrentas, depois que o mundo teve consciência e olhou para tais realidades. Até onde teremos que ir para essa guerra ter fim?

AUTOR:

moniquemoreira_novooficial

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top