Brum, Bar e Burgueria

Foto: Bento Fabio

Hambúrguer artesanal leva nomes de comunidades do Alemão

Fazendinha, de longe, é o nome do melhor hambúrguer que eu já comi em toda a minha vida. O pão é macio, com a parte do corte aquecido na chapa, o bacon é sequinho e bem crocante, a fatia de queijo cheedar vem derretendo em cima da carne. Ah… a carne. Essa merece uma atenção especial, mas só provando é possível entender. Não podemos esquecer de citar os molhos Heinze e a cervejinha gelada que é servida em clima de descontração.

Estamos falando do Brum, Bar e Burgueria, que fica no Centro Comercial da Alvorada, no Complexo do Alemão.
O proprietário do local, Maycom Brum, conta que estava de olho no espaço desde a criação do deque feito pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – e, assim que ficou sabendo que havia uma loja para alugar, deu uma pausa na função de moto-taxista e trabalhou durante 1 mês na burgueria de um amigo, onde aprendeu as técnicas básicas para iniciar uma carreira na área.

Ao chegar na burgueria, os clientes se deparam com uma vista privilegiada de várias comunidades do Alemão e nem imaginam a luta que foi para conseguir o espaço. “Eu tinha que vir num dia específico para pagar o aluguel da loja e não tinha nem um centavo. Peguei os 400 reais que separei para pagar a prestação da moto e, nesse caso, mesmo sem planejamento, dei o valor na mão do proprietário”.


Foto: Bento Fabio

Quem acompanha a trajetória do comerciante sabe que ele veio de uma família empreendedora. “Minha mãe investiu em salão de beleza, meu avô num bar, minha tia em lanchonete. Sempre tive um espírito empreendedor. Não só eu, mas toda a minha família. Ficar parado nunca foi uma opção” – conta o jovem de 28 anos.

‘Sempre tive um espírito empreendedor. Não só eu, mas toda a minha família. Ficar parado nunca foi uma opção’

Foi com a ajuda de amigos e familiares que o Brum, Bar e Burgueria saiu do papel. “Foi bom que eu não sabia que tinha tantos amigos, a gente percebe quando precisa. Fiquei bem surpreso pela quantidade de ajuda que tive. Meu pai fez a estrutura da pia; os dois freezers, devo agradecer ao apoio de um amigo, entre outras coisas”.

Maycom é bastante conhecido na comunidade por participar de projetos sociais e antes de investir na área da gastronomia fez parte de diversos projetos, incluindo no currículo a sua participação como “Parceiro do RJ” (quadro do programa RJTV primeira edição, da Globo). No dia 5 de agosto deste ano, ocorreu a inauguração do tão esperada Burgueria.

Concorrer com as grandes marcas que estão no mercado é o maior desafio da Burgueria. ‘As pessoas saem de casa arrumadas para comer em uma determinada lanchonete só pelo nome, então, por que não podem vir aqui para saborear uma carne de verdade, sem ser industrializada?” – indaga.

Grota, Baiana, Alemão, Central e CPX. Além de ser um hambúrguer artesanal, a Burgueria é característica pelos nomes dados aos lanches. “O nome burgueria ainda é muito novo nas favelas. É impactante para o cliente ler um cardápio e não encontrar a letra X do X-tudo, Xbacon. Então eu precisava colocar algo familiar e não pensei em nada melhor do que os das próprias comunidades do Alemão”. Para o empreendedor, isso facilita a aceitação dos sanduíches. Ele completa dizendo que “o pessoal do Alemão tem que aprender a comer coisa boa, artesanal, feita com carinho, cuidado e sem a quantidade de conservantes que a gente encontra por aí”.

‘O nome burgueria ainda é muito novo nas favelas. É impactante para o cliente ler um cardápio e não encontrar a letra X do X-tudo, X-Bacon’

Dependendo da localidade, o Bar Brum e Burgueria faz entregas (contato através do WhatsApp 96439-3171) mas a ideia é que as famílias possam se divertir no local, ouvindo uma música ao vivo, com artistas da região e num espaço descontraído.

O funcionamento é de terça a domingo das 18h à 1h da manhã. Brum só pede para deixar em observação que tanto o horário quanto a confirmação de abertura do estabelecimento podem depender das condições de segurança diária no Complexo do Alemão.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top