Grupo Os Arteiros inaugura pré-vestibular na Cidade de Deus

Foto: Renato Moura/Voz Das Comunidades

Aulas são preparatórias para o Enem, UERJ e PUC-Rio

O grupo de teatro Os Arteiros agora oferece um curso pré vestibular para moradores da Cidade de Deus e redondezas, na zona oeste. As aulas acontecem de segundas a sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados das 18h às 21h, na sede do grupo:  Rua Daniel, nº 84, Apartamentos. Para este semestre, a inscrição – que custa R$ 10 – já está encerrada. O curso é preparatório para o Enem, UERJ e o vestibular da PUC-Rio.

A primeira turma do coletivo de arte que, há sete anos, oferece cursos de dança e teatro começou no mês de junho e tem cerca de 30 alunos. O processo de inscrição contou com uma prova de múltipla escolha de matemática e português e uma redação, além de entrevista, e foi realizado na própria sede ou pelo e-mail osarteirosgrupo@gmail.com. Para manutenção do espaço, a organização pede uma contribuição mínima dos alunos – que podem ser de qualquer idade – de R$ 20 mensais.

Segundo Rodrigo Felha, idealizador do grupo de teatro Os Arteiros, a ideia surgiu de uma demanda natural dos alunos do grupo de teatro, que começaram a procurar cursos de pré-vestibular fora da Cidade de Deus. “Vendo que eles estavam indo para longe atrás de cursinhos, convidei a Luana Ferreira, que é professora de história e que já tinha participado de várias ações, inclusive com experiência com coordenação de pré-vestibular, para começar a convocar os professores voluntários e viabilizar o projeto. Para nossa grata surpresa, a procura foi imensa”.

Felha conta que dos 12 professores convocados, alguns são da Cidade de Deus, mas também há profissionais de outros locais longe da sede dos Arteiros, que não conheciam o projeto. “Muita gente que mora aqui, mas que só vem dormir, ou que mora em outro canto da favela, contactou a gente”. Fiel às origens do teatro, o primeiro dia de aula não foi bem “aula”. “Foram exercícios de teatro para gerar uma aproximação maior. E foi super positivo, porque quebrou o clima, deixou todo mundo bem à vontade”.

Julie Stephanie, estudante de um colégio público no Rio das Pedras, integrante do grupo Os Arteiros e agora aluna do pré-vestibular, teve a mesma sensação e destaca as diferenças com a sala de aula da escola. “A gente estuda e revê tudo, mas é um ambiente diferente. É muito engraçado, porque às vezes tem que ler alguma coisa e todo mundo se propõe, diferente do que acontece na escola, em que o professor tem que matar o aluno para falar” – brinca.

Para Sther Muniz, de 17 anos, que quer passar para psicologia, na UERJ, o pré-vestibular pode mudar a história da CDD. “Acho que um pré-vestibular como esse muda a história da Cidade de Deus, das pessoas que vivem aqui, e também das pessoas de fora, como eu que sou do Anil, porque isso é uma grande oportunidade”. Sther afirma que vai passar para a universidade esse ano e que já colocou isso como meta principal. As inscrições da turma do próximo semestre serão anunciadas pela página do facebook do grupo Os Arteiros.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top