Novembro Dourado: As crianças valem ouro!

novembrodouradoDia 23 de novembro é dia do Combate ao Câncer Infantojuvenil. A campanha é apoiada e divulgada pela Fundação Sara Albuquerque Costa, uma entidade de Belo Horizonte que ajuda crianças e adolescentes com câncer. Também foi publicado artigos sobre o Outubro Rosa e Novembro azul. (Clique nos títulos para ler os artigos)

A cor do Novembro Dourado foi escolhida para lembrar que as crianças valem ouro. Segundo o GACC (Grupo de Atendimento À Criança Com Câncer), durante o mês de novembro, instituições ligadas ao câncer infantojuvenil promovem o “Novembro Dourado” com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. Não existe prevenção para esse tipo de câncer. Pode ser confundido com outras doenças comuns entre crianças e adolescentes, por ser identificada através de sinais e sintomas. A Leucemia, seguido de tumores do Sistema Nervoso Central e tumores de Linfoma, são os principais tipos de câncer entre crianças e adolescentes.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças a partir do primeiro ano de vida. As chances de cura caso a doença seja detectada na fase inicial podem chegar a 80%.

Os principais sintomas são:

  •  Manchas roxas
  • Tonturas
  •  Problemas visuais
  • Caroços que aparecem pelo corpo
  • Perda de peso
  • Febre
  • Vômitos frequentes e principalmente matinais.

É importante debater esse assunto, muitos não conhecem o Novembro Dourado, ou até mesmo o câncer infantojuvenil. O principal foco é sensibilizar e alertar a população sobre os principais sinais e sintomas.


e3IiEJEPMe chamo Gabrielly Coelho, sou mineira e tenho 17 anos. Estudante apaixonada por jornalismo e escritora de artigos do portal Voz das comunidades.

https://twitter.com/gabicsantos

 

 

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top