Placar do jogo: Audazes 10, Capazes 0

Você já pesquisou o perfil de alguns políticos do Brasil? Será que Tiririca é novidade? Se você acha que sim, desculpe amigo, pesquise melhor.

Não posso citar nomes, nem partidos, é antiético, mas é fato que o perfil dos políticos brasileiros tem deixado muito a desejar no que se refere ao grau de formação desejável para se ser um político. E é neste contexto que eu lhes dou a boa notícia de que o Tiririca não é um político atípico, claro que nem tão típico também, mas muitos são os deputados que foram humoristas, músicos, jogadores de futebol, cobradores ou taxistas.

Mas ora! Não se enganem, não estou aqui para ser preconceituoso, todos temos o direito de nos candidatarmos a um cargo político, isto é constitucional, portanto, se possível fosse, gostaria de parabenizar não só o Tiririca, quem inclusive pude conhecer pessoalmente, mas todos aqueles políticos cujas carreiras anteriores não eram tão favoráveis à política, por que eles venceram o jogo.

Tiririca, Deputado Federal por São Paulo… Isto prova que você não precisa ser médico, advogado, empresário, banqueiro ou qualquer coisa de prestígio social para ser político, basta você ser apenas uma coisa: Um homem do povo, e assim você chegará à presidência da república, Lula que o diga. Contudo, por que será que este fenômeno é tão mais comum no Brasil do que em países de primeiríssimo mundo? Em São Paulo existem universidades renomadíssimas, mentes brilhantes renomadíssimas…

Por que os professores destas universidades, por que estas mentes brilhantes, que trariam tanta luz à política não disputaram com Tiririca? Por que eles são capazes, mas não são audazes… E isto responde a primeira pergunta feita também. Em nosso país a política está permeada de audazes e não de capazes, talvez por que os capazes se sintam limpos demais para serem políticos, ou desmotivados, ou simplesmente julgam que o seus afazeres são mais importantes que as demandas de um município,de um estado, de uma nação. E os audazes assistem de longe, os cargos do poder serem leiloados a preço de banana a cada quatro anos, para que eles se elejam novamente e os tomem…

Enquanto isto, os capazes que seriam capazes de vencer eleições, governar o Brasil como ninguém, assistem os audazes, obedecem os audazes, reclamam dos audazes, sem engolir que a culpa disso tudo não é apenas do eleitor brasileiro, mas da falta de audácia no peito de quem é capaz… Goste da política, seja político, se você não se interessar pelo tema, fará aquilo que os políticos audazes querem, que você só seja um capaz… desperdiçado.


Sobre o autor:

11226059_919199861489935_9194135250296814813_nMe chamo João Pedro Dornelles Claret, tenho 21 anos e sou estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins, fundador da Web-page Brasil Intelecto que reúne um grupo de jovens de destaque no intuito de difundir conhecimento e cultura. Além de músico, também sou poeta com minha obra ¨Etapas do Viver¨ prestes a ser publicada.

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top