Por que é importante manifestar?

Muitos tem se questionado quanto à relevância das manifestações. Será que adiantará alguma coisa? Será que os políticos se importam? Será que não estou fazendo papel de bobo? Certamente não, certamente as manifestações causam um impacto forte nos políticos que as assistem de cima. A pressão popular historicamente foi responsável por uma série de avanços que culminaram no que somos culturalmente hoje. Fatos como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos, e demais revoluções liberais foram responsáveis pela democracia de nossa república e pela origem dos Direitos Humanos, por exemplo.

No caso do Brasil a pressão popular de milhões às ruas pode acelerar o processo de impeachment da presidente Dilma. Este artigo não se posicionará a favor e nem contra tal ato, sendo este golpe ou não.  A questão que venho lhes propor é o de refletir a respeito do poder de uma manifestação. Até mesmo representantes da oposição ao governo atual quando se juntaram a manifestantes nas ruas foram vaiados e chamados de oportunistas, o que demonstra claramente o descontentamento político do brasileiro para com toda a política, independente do eixo a qual ela pertença.

Esta mais do que claro que não existe um lado bom e um lado ruim nessa história, na política é inerente que se tenha na grande parte das vezes, má índole para se chegar aos cargos mais almejados, mas atenção, nem todos os políticos são dotados de má índole, existem sim políticos bons e honestos, mesmo que sejam raros. A questão que fica no momento é que a população esta descontente com os políticos, e principalmente com os de grandes partidos… Quem será então o novo presidente do Brasil?

Do PT virá Lula, que já manifestou interesse, o PMDB também manifestou o interesse incomum de ter um candidato à presidência em 2018, PSDB não surpreenderá a ninguém escolhendo uma das cartas de sempre, Serra, Alckmin ou Aécio novamente. E a população, o que será que ela acha dessas opções? Será que ela colocará suas esperanças em nomes e partidos que já não mais enganam ninguém? Se não… Então quem será o novo presidente do Brasil? Quando situações assim acontecem ocorre o que chamam de vazio existencial do poder, o mesmo contexto responsável pela ascensão de Vargas, e ele só ocorre quando a nação se satura da corrupção de partidos e políticos clássicos… O próximo presidente será de um partido pequeno, no máximo médio…

Voltando às manifestações, se você puder, manifeste-se sim, é seu dever enquanto cidadão se expressar perante os problemas que você acha que devem ser combatidos por meio de uma solução pela qual você reclama, seja ela extrema como um impeachment ou genérica como um não à corrupção.  A única recomendação para uma manifestação é que se leia mais do que grite… Estude todo o cenário descrito nos jornais, nos noticiários, não ouça apenas o que as pessoas à sua volta conversam, busque se informar, por que na maioria das vezes as pessoas estão equivocadas ou acaloradas pelos ânimos. Depois da plena certeza de seu posicionamento, expresse-o, e lembre-se por fim de não ofender a ninguém, pois toda opinião pode ser expressa sem agredir a alguém…


Sobre o autor:

11226059_919199861489935_9194135250296814813_nMe chamo João Pedro Dornelles Claret, tenho 21 anos e sou estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins, fundador da Web-page Brasil Intelecto que reúne um grupo de jovens de destaque no intuito de difundir conhecimento e cultura. Além de músico, também sou poeta com minha obra ¨Etapas do Viver¨ prestes a ser publicada.

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top