Rio+Social apoia Caminhada da Paz em Manguinhos

Associações de moradores instituições locais e programas governamentais que atuam na área de Manguinhos vão ocupar, no domingo, dia 23 de agosto, a Avenida Leopoldo Bulhões, principal via de circulação do Complexo de Manguinhos. Rotulada como “Faixa de Gaza”, devido aos antigos conflitos armados ali existentes, no próximo domingo a rua contará com prestação de serviços e shows. O Rio+Social tem apoiado a iniciativa, articulando a participação de secretarias do município e órgãos públicos. Além disto, tem mobilizado grupos culturais locais e moradores para participação no evento.

A Caminhada da Paz partiu da iniciativa de alguns líderes comunitários que pretendem promover a cultura de paz no Complexo de Manguinhos, através de um evento cultural. Não existe uma única instituição ou coletivo que esteja à frente, mas sim uma governança compartilhada, a partir das lideranças comunitárias do Complexo de Manguinhos.

 Criado por decreto em 1981, o bairro de Manguinhos fica na Zona Norte da cidade e é composto por 13 comunidades. Dentro desta área está o território Complexo de Manguinhos, que concentra sete comunidades. Segundo o Censo 2010, a área ocupada de Manguinhos possui mais de 35 mil habitantes em cerca de 535 mil metros quadrados. A região abriga ainda a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Refinaria de Manguinhos. Em 2012, a região foi ocupada pelas forças de pacificação e em novembro do mesmo ano recebeu a equipe do Rio+Social.

Participam da Caminhada, num esforço inédito de integração entre diferentes grupos, as associações de moradores, variadas instituições locais, a rede de serviços públicos, programas governamentais que atuam no território, o Conselho Comunitário de Manguinhos, o Fórum Social de Manguinhos e a Organização Mulheres de Atitude.

Quem participar do evento poderá aproveitar os serviços do DETRAN, Internet Itinerante (com a elaboração e impressão de currículos, agendamento para RG, CNH, Emissão de Carteira de Trabalho, Auxílio Desemprego e cadastramento no Minha Casa Minha Vida), serviços de atendimento a Mulher, atividades lúdicas para as crianças, atendimentos aos jovens, orientações com o Sebrae e muito mais, além de shows de pagode, samba, funk e hip-hop. O evento começa às 9h e o ponto de encontro fica na altura do número da Estação de Trem de Manguinhos.

Serviço:

Caminhada da Paz em Manguinhos

Dia 23 de agosto de 2015 (domingo), a partir das 9h

Rua Leopoldo Bulhões em frente à Estação de Trem de Manguinhos

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top