Sexualidade na Melhor Idade

O tempo todo ouvimos falar da sexualidade, seus cuidados e a adolescência; parece até que as outras faixas etárias são assexuadas. Vamos tratar de quebrar esse tabu agora!

Antes, o ato sexual era concebido apenas para a reprodução e tudo que fugisse desse padrão era visto como sujo, imoral. No final do século XX, começaram a ampliar o conceito de sexualidade e agregar a questão do desejo. Com essa mudança, trouxemos o campo do afeto e da escolha para realizar o ato sexual. E quando pensamos em desejo, afeto e escolha; permitimos que o sexo seja feito não somente para reprodução e em qualquer faixa etária a partir do desejo e do prazer, incluindo a 3° idade.

Claro que o sexo na 3° idade, ou como chamam atualmente, melhor idade, não será o mesmo de quando a pessoa era mais nova, tem suas limitações como também em qualquer faixa etária. Quando se é mais novo, a descoberta do ato sexual é uma questão, ainda não sabemos o que fazer, mal conhecemos o nosso próprio corpo e como vamos conhecer o corpo do outro? Toda fase tem seus obstáculos, mas na melhor idade depois de algumas experiências, conhecer seu próprio corpo e seus pontos de prazer pode ser sensacional.

sexo-na-terceira-idade

Mas sexo não é apenas prazer e desejo, temos o campo do afeto e da troca, na melhor idade ainda é possível amar e namorar. Enquanto o coração bate ainda estamos vivos e precisamos nos permitir. Existem bailes para a 3° idade onde se pode dançar, conhecer pessoas novas e se divertir; esses lugares permitem que a energia sexual seja movimentada, pois normalmente ela fica apagada pelo papel de idoso. Energia sexual não significa o ato sexual em si, mas essa forma de se expressar com o mundo.

Não vamos negar que há um valor na sociedade pelo corpo jovem, magro, em forma e enfim. Existe uma cobrança de que a mulher precisa estar sempre bonita e que o homem, não pode falhar. Em toda fase da vida temos um corpo que nos acompanha e é modificado pelas vivências, o belo está em perceber e assumir sua forma de Ser no mundo.

AUTOR:

Monique_Moreira_colunistafixo

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top