Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

AfroReggae inaugura núcleo na Vila Cruzeiro e Descolando Ideias ganha sala pra atividades

AFROREGGAE NA VILA CRUZEIRO
Inauguração do novo núcleo na Vila Cruzeiro será terça (27), às 16h

·         AfroReggae abriga o primeiro Santander Universidade em comunidade;
·         Oferta de 10 mil bolsas em cursos de idiomas à distância;

·         Parceria com o SENAC disponibilizará 700 vagas em cursos técnico;

·         Inscrições abertas às diversas oficinas culturais do AfroReggae.

O núcleo da Vila Cruzeiro terá como diferencial o foco na inclusão digital, cursos de excelência à distância que vão conectar a favela com as universidades top no mundo, por meio da inédita presença do Santander Universidade em uma favela.
Ao todo serão oferecidas 10 mil bolsas para cursos de inglês, espanhol e mandarim à distância por meio da “Universia” (http://www.universia.com.br), rede ibero-americana de colaboração universitária presente em vinte e três países e existente há dez anos. Moradores da região do Complexo da Penha e demais comunidades terão acesso às bolsas.
Outras 700 bolsas serão oferecidas pelo SENAC em unidades próximas ao Complexo da Penha, para os cursos técnicos de qualificação em: Atendimento, Call Center, Turismo, Hotelaria, Tecnologia da Informação, Enfermagem, Administração de Negocios.
– É uma honra para o AfroReggae ter o primeiro Santander Universidades funcionando dentro de um dos nossos núcleos comunitários, nos sentimos corresponsáveis por essa grande oferta para a cidade e ao país – revela Reginaldo Lima, Assessor Executivo do Afroreggae.
Segundo Reginaldo, essas bolsas todas fazem parte de um pacote de investimento do Banco Santander para a cidade, “num incentivo à preparação dos futuros profissionais que trabalharão nas Olimpíadas e Copa do Mundo, deixando um legado de contribuições” – explica.
– Os interessados nas bolsas deverão preencher uma ficha no núcleo da Vila Cruzeiro e receberão um login e senha para acesso às aulas de idiomas no sitehttp://www.universia.com.br Todos que concluírem o curso, receberão o certificado. Com relação aos cursos do SENAC, a instituição divulgará em breve em quais unidades estarão distribuídas as 700 bolsas e nós informaremos os locais e os respectivos cursos nos nossos núcleos – explica a Coordenadora de Projetos do AfroReggae, Luna  Rozenbaum.
Segundo Luna, várias pessoas já estão fazendo os cursos de idiomas à distância, desde o Diretor Financeiro da instituição, Paulo Colombo, até os Coordenadores dos núcleos como a Ana Pinheiro, do Complexo do Alemão e os alunos das oficinas e familiares desses alunos.
LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO
O novo núcleo do AfroReggae está localizado na Praça São Bento número 1A e 1B. A estação do teleférico mais próxima, fica no Complexo do Alemão. A melhor referência de acesso é pelo Largo da Penha, entrando pela Avenida Nossa Senhora da Penha (próximo ao Parque Shangai e Bombeiros) até chegar a Praça São Bento. São aproximadamente 750 metros entre o Largo da Penha, onde passam diversas linhas de ônibus.
O novo núcleo terá aproximadamente 235 m² e abrigará três salas: a de aulas do Santander Universidades, uma sala reversível para atender tanto ao desenvolvimento dos grupos do AfroReggae quanto às aulas do Santander Universidades e um salão, além do espaço da Coordenação e Atendimento Social. Está prevista uma expansão para a cobertura, com área adicional de 100 m² que dobrará o tamanho do núcleo.
O prédio tem elevador de acessibilidade e ar condicionado em todas as salas. Os ambientes são decorados com as cores do AfroReggae e do Santander Universidades.
OFICINAS CULTURAIS
Além dos cursos de idiomas e do SENAC, já estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas de percussão, dança contemporânea, jazz, grafite, Hip Hop e Street Dance, no mais recente núcleo comunitário inaugurado pelo Grupo Cultural AfroReggae na Vila Cruzeiro.
Crianças, acima de 8 anos, e jovens moradores da região do Complexo da Penha poderão se inscrever. Segundo o Coordenador do novo núcleo, Jorge Mendes, a expectativa é de ter 15 a 25 alunos por oficina.  JB, como é conhecido, conta que haverá inauguração para a comunidade no dia 27 de março, a partir das 16h da manhã e confirma a participação de vários grupos artísticos da organização, como:Bloco AfroReggaeOrquestra AfroReggaeAfro CircoMakala Música & Dança.

O local tem três andares, um salão multiuso, uma sala para treinamento dos multiplicadores e exibição de vídeos, um espaço do Santader Universidade para cursos à distância e ainda uma sala foi doada ao grupo de jovens comunicadores do Descolando Ideias, do Complexo do Alemão.
Os novos alunos terão aula de percussão com professor Juninho Clovis, dança contemporânea e jazz com o bailarino Carlos Magno, grafite com Cristiano Preá,  Hip Hop com o Lúcio do Cantagalo e Street Dance com o JP.
Para matrícula, é necessário apresentar certidão de nascimento e xerox da RG dos responsáveis legais do menor. Os maiores de 18 anos deverão comparecer ao local portando a identidade. Em ambos os casos é necessário comprovar que estão estudando. Caso a situação escolar esteja irregular a equipe técnica do AfroReggae, composta por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, encaminhará o caso à instituição de ensino mais próxima.
SERVIÇO:

VILA CRUZEIRO – Núcleo Comunitário do AfroReggae – Praça São Lucas 01 – Complexo da Penha – Vila Cruzeiro, em frente ao mercado Intercontinental  – Telefone: 2209-0084.
Descolando Ideia – grupo de comunicadores e divulgadores do Complexo do Alemão – telefone: 8533-1308

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]