#OPINIÃO: Ataque terrorista no Brasil?

As olímpiadas estão chegando e vejo alguns comentários sobre a possibilidade de ataque terrorista no Brasil, isso seria possível? Nosso sistema de segurança está preparado para isso? Vamos refletir um pouco sobre esses ataques no mundo para tentar responder essas questões.

Comumente vemos esses ataques acontecerem nos Estados Unidos e nos países Europeus. Recentemente assistimos o ocorrido em Nice na França, onde um homem causou a morte de mais de 80 pessoas com um caminhão, tivemos o atentado na boate gay em junho desse ano em Orlando nos Estados Unidos, o atentado no metrô de Paris em novembro de 2015 e o mais conhecido, atentado no dia 11 de setembro de 2001 as Torres Gêmeas.

filme-isla-eua

Mas por que os atentados acontecem nesses países?

Buscando na história, vemos que esses países mais “desenvolvidos” estabelecem uma relação de colonização e exploração com aqueles que possuem mais matérias primas e que ainda não estavam no processo de industrialização. Um exemplo disso, foi a colonização do Brasil pelos portugueses onde muitos índios foram explorados, escravizados e nossas riquezas roubadas para que Portugal enriquecesse.

No caso do Oriente Médio não foi muito diferente, principalmente com a descoberta do petróleo naquela região, ainda hoje existe um interesse da Europa e dos Estados Unidos de explorar os territórios de todas as formas possíveis, intervindo em grupos armados e políticos.

Os atentados que vemos nas mídias é somente uma consequência as atitudes dos países “soberanos”.
Infelizmente, muita coisa fica acobertada e não é exposta. O que assistimos na televisão é apenas o reforço da imagem do Islã como terrorista, mas somente eles cometem terrorismo?

O Brasil sempre teve um papel na história de imparcialidade, de não se envolver com tais conflitos, por isso, as chances de ser alvo desses ataques são mínimas. Porém, durante as olímpiadas iremos receber pessoas e equipes de diferentes nacionalidades, pessoas que são alvos desses atentados e que podem correr um risco.

AUTOR:

moniquemoreira_novooficial

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top