Dicas para vestibular

Andrea RamalAndrea Ramal
Autora de “Redação Excelente – Para Enem e Vestibulares” (GEN)

 

 

 

Olá! Nesta coluna vamos oferecer dicas e orientações para quem vai fazer Enem ou algum vestibular este ano. É o seu caso? Então siga estes passos!

1. Faça um planejamento de estudos. Nesta reta final, a palavra-chave é organização. Você já sabe quais são seus pontos fortes e onde precisa melhorar em cada matéria? Então organize um calendário, planejando dedicar em torno de quatro horas por dia ao estudo. Dedique uma hora às matérias que você sabe bem e reserve três horas para estudar aquelas em que sente mais dificuldade.

2. Faça provas anteriores. Essa é a forma de saber os pontos que você precisa estudar mais. Na internet, você encontra questões resolvidas e até vídeo-aulas com temas comentados. É hora de correr atrás, use todos os recursos a seu favor!

3. Leia jornais e revistas de atualidades. O Enem e os vestibulares atuais querem saber se o candidato é antenado com o que acontece hoje em dia, se está preparado para ser um cidadão atuante nesse mundo. Várias perguntas focalizam temas que são discutidos diariamente na mídia. Leia jornais e revistas e construa tabelas anotando itens como: tema / principais pontos / comparações entre o que acontece nos diversos países / soluções encontradas.

4. Fique atento às questões polêmicas. Por exemplo: deve haver redução da maioridade penal? A liberdade de expressão deve ser total ou há limites? As redes sociais nos aproximam ou nos isolam? Relacione tudo isso com o que você estuda em História e com textos da literatura. Esteja em dia com os argumentos que pode usar para defender seus pontos de vista – por exemplo, na redação.

5. Cuide do seu emocional. Todo mundo sente ansiedade nesta etapa da vida, mas a maneira de acabar com isso é estudando. Coloque foco nas leituras e exercícios, siga seu planejamento e a confiança virá naturalmente. Lembre-se de reservar um tempo por semana para um pouco de lazer e para estar com os amigos. Eles ajudam a reduzir o estresse e levantar a autoestima. Bom trabalho!

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top