Economia Colaborativa: renda extra em tempos de crise

Com a crise que se abate sobre o país, pagar as contas no final do mês tem se tornado uma tarefa cada dia mais difícil. Manter a casa e o carro ficou ainda mais desafiador. Sorte nossa, a tecnologia pode nos dar uma mãozinha para complementar a renda através de aplicativos que se baseiam na chamada “economia colaborativa”.

Sabe aquele quarto que fica vazio na sua casa, só ocupando espaço e acumulando poeira? Ou, se você tem carro, quanto tempo ele fica parado na garagem, sem ninguém usar? Baseando-se no princípio de que há uma forma melhor de aproveitar o potencial dessas comodidades ociosas, a “economia colaborativa” ou “economia compartilhada” vem com a brilhante ideia de usar a tecnologia para fazer negócios entre as pessoas, promovendo lucro e economia de gastos, e ainda por cima sendo sustentável. E o melhor: o campo é mais amplo do que você imagina.

economia-colaborativa2

O aplicativo Fleety permite que você tenha uma renda extra ao alugar o carro que passaria o dia estacionado em casa ou no escritório, conectando os donos dos veículos aos interessados no aluguel. Os serviços Airbnb e CouchSurfing, por sua vez, permitem que você alugue aquele quarto da sua casa que fica sempre vazio –ou ainda a casa inteira, quando a família estiver viajando.

O número de possibilidades que a economia compartilhada proporciona parece não ter fim. O aplicativo DogHero permite que gente que gosta de animais receba e cuide dos bichos de estimação dos outros usuários quando estes estiverem viajando –e, claro, seja pago por isso. Já o aplicativo Bikoo permite que usuários ganhem dinheiro fazendo entregas para outros. É simples: alguém que mora perto de você precisa entregar um objeto num local próximo de onde você trabalha; para que ele não precise ir até lá, ele te paga e você faz a entrega por ele. Você pode cadastrar o percurso que você fará no dia seguinte, e os interessados te procuram pela própria plataforma. Simples, criativo, eficaz e, o mais importante, paga bem.

consumo-colaborativocc-990x376

Agora, saindo da perspectiva de ganhar dinheiro e focando na economia de gastos, outro fator importante em tempos de crise, o aplicativo Tem Açúcar é uma plataforma de empréstimo de objetos entre vizinhos, evitando o gasto financeiro na compra dos mesmos. Por exemplo, se você precisa de uma furadeira para fazer dois buraquinhos na parede, ao invés de comprar o produto para fazer apenas esse pequeno serviço e depois passar o resto da vida empoeirando a prateleira, você pode simplesmente pegar uma emprestada de alguém que mora perto, resolver seu problema, e, em pouco tempo, devolvê-la. Simples, mas genial.

Com a economia colaborativa, todos passam a ter em mãos opções práticas e recompensadoras, seja para ajudar a pagar as contas no fim do mês, seja para ganhar aquela grana extra pra viajar, ou para simplesmente ajudar a construir um mundo mais solidário para todos.

AUTOR:

Jose_octavio_colunistafixo-2

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top