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ESPOCC oferece vagas para curso inédito de Publicidade Afirmativa

“Você disse que era bom e a favela ouviu…” Esse verso de uma canção dos Racionais fala de um dos efeitos, não necessariamente bom, da publicidade: o de convencer os outros a comprar, a consumir, a ter. Por isso, em 2012 a ESPOCC – Escola Popular de Comunicação Crítica – propõe um curso com uma pegada diferente, chamada de Publicidade Afirmativa.

Publicidade Afirmativa significa não visar apenas ao lucro ou à promoção de uma marca. Mas, promover valores que se apropriem da linguagem, das ferramentas e da organização do trabalho da publicidade convencional. A proposta é abrir espaço para a formação de profissionais de publicidade capazes de, ao mesmo tempo, acessar o mercado e desenvolver ideias inovadoras, inventivas e transformadoras de realidades individuais e coletivas.

Criada em 2005 pelo Observatório de Favelas no Complexo da Maré, a ESPOCC é uma das mais tradicionais escolas de comunicação popular do Brasil. A aposta na publicidade para os cursos deste ano parte da percepção de não haver, em quantidade e qualidade satisfatórias, profissionais desse campo comprometidos com as questões, os processos e as invenções das periferias, subúrbios e favelas dos grandes centros urbanos. Tampouco com a visão de mundo da juventude atual, mais colaborativa, participativa, democrática e inventiva.

A Escola conta com o patrocínio da Petrobrás e a parceria da UFRJ, que concederá diplomas de extensão aos alunos formados.

As matrículas já estão abertas e vão até o dia 2 de março e as aulas iniciam no dia 20 de março. O curso é dividido em aulas de audiovisual (terças, quartas e quintas, das 14h30 as 17h30) e cultura digital (terças, quartas e quintas 18h30 as 21h30). São 90 vagas para universitários e estudantes do segundo grau. Quem ainda não terminou o ensino médio também pode participar da seleção.

Devem ser apresentados, no ato da matrícula, documento de identidade com foto e comprovante de conclusão ou de matrícula, no ensino médio ou superior. Para mais informações entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 3104-4057. Confira o edital completo em www.observatoriodefavelas.org.br (projetos e ações).

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EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

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