Estão abertas as inscrições para o Circuito Favela Criativa

Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para o Circuito Favela Criativa, a primeira maratona cultural das favelas da cidade do Rio de Janeiro. Serão 14 dias de eventos, nos finais de semana de julho e agosto, com doze horas de apresentações artísticas e culturais por dia, totalizando quase 160 horas de cultura dentro da favela, produzida por quem mais entende dela: os artistas locais.

O Circuito acontecerá em Manguinhos, Vila Kennedy, Cidade de Deus, Grande Tijuca, Complexo do Alemão/Penha, Rocinha e Região Portuária.  A iniciativa faz parte do programa Favela Criativa, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, e tem coordenação da Mil e Uma Imagens.  A direção artística é de Ernesto Piccolo.

A programação contemplará todas as áreas da Economia Criativa, como moda, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, arte urbana, audiovisual, gastronomia, jogos, cultura popular e dança.

Podem se inscrever artistas e grupos de todo o Rio de Janeiro que tenham representatividade em seu local de atuação, que possuam qualidade artística e técnica, e cuja participação tenha viabilidade técnica dentro do circuito. A meta é alcançar a participação de 100 grupos para se apresentar em cada território. Ou seja, 700 projetos.

Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Circuito Favela Criativa conta com recursos da própria Secretaria, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude através do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e do Ministério da Cultura. O Favela Criativa é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais  formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Por: Projeto Paralelo Comunicação/Divulgação

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top