Exposição interativa é inaugurada no #barraco55 na Alvorada, de graça

Favela! você mesmo faz é uma exposição interativa de modelos de pequenas e grandes intervenções nas ruas do Complexo do Alemão.

A exposição é o resultado da residência de Manoe Ruhé e Ben Stokke no Barraco#55. A exposição mostra com diferentes atividades e modelos, como desenhos e uma maquete do lugar, como o morador mesmo pode fazer melhoras para o presente e o futuro da sua comunidade.

A abertura da exposição acontecerá no dia 13 de abril 2014, de 15h ate 19h, no espaço Barraco#55, Complexo do Alemão, e terá música, comidas e bebidas! (o lucro será investido na programação cultural do espaço)
Ao longo da exposição (até 15 de maio) terá eventos todos os fins de semana, como cinema, música, oficinas, e mais. fique informado através do facebook.com/barraco55

Dias de funcionamento da exposição:

Sexta 17-22 hs
Sábado 15-19 hs
Domingo 15-19 hs
Endereço é rua da assembleia n°9, complexo do alemão, perto da estação de teleférico Itararé. O modo mais fácil de chegar é pegando o teleférico em Bonsucesso e descendo na estação do itararé. Outra maneira é pegando uma Kombi na estação de metro Inhaúma até a igreja da assembleia de alvorada. Veja www.barraco55.org/contato para mais informações.

Trabalhos da exposição/colaboradores:

Manoe Ruhe, engenheira e urbanista

A Rua da Assembleia é a rua principal da Alvorada. Ela é uma rua animada, cheia de empreendedores e caraterísticas especial. Os desenhos dela mostram como por pequenas e grandes intervenções esses caraterísticas podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida, juntos aos empreendedores e os moradores, e como todos serão beneficiados.
Ben Stokke, estudante de arquitetura.

O Complexo do Alemão foi historicamente um ambiente de muito verde, saudável, com um amplo espaço para a agricultura. No entanto, ao longo dos anos os espaços do Complexo do Alemão foram preenchidos com novas construções que eliminaram o ambiente natural. O trabalho do Ben explica os benefícios do espaço verde urbano e agricultura urbana para as comunidades do Complexo do Alemão e pede novos projetos de desenvolvimento para trazer o ambiente natural de volta ao Complexo do Alemão! A exposição conta com alguns projetos para a agricultura urbana e espaços verdes ao longo dos espaços abertos da Rua de assembleia e proporciona um fórum em que os moradores podem expressar suas preocupações, dúvidas e ideias sobre projetos de desenvolvimento futuro no Complexo do Alemão.

Também contara com trabalhos de:

Martin Dijkstra, fotografo
Fotografia do Martin Dijkstra: Fotografo holandês Martin Dijkstra retratou a variedade e a cor das lojas dos comerciantes locais da Alvorada.

Ellen Sluis, documentário
O documentário Prato do Dia da Ellen Sluis é um relato do dia a dia em volta de um lixão na Alvorada.

Participantes oficina Inovaurbe, Fau, PROURB, UFRJ
Projetos finais da oficina Inovaurbe da FAU, PROURB, UFRJ; workshop que pesquiso o uso potencial dos espaços desocupados que surgiram no lugar dos postes do teleférico do Alemão, entre as estações de Itararé e Palmeiras.

Barraco#55

O barraco #55 é um centro de arte e pesquisa no complexo do alemão, na zona norte de rio. Pesquisadores, estudantes e artistas podem ficar no polo cultural para explorar, em colaboração com a comunidade, temas locais, como o projeto de pacificação nas favelas do Rio, tecnologia, arte e sustentabilidade, de forma teórica assim como de forma prática… desde janeiro 2014, o barraco #55 abriu um novo espaço pra praticas artísticas e eventos culturais. www.barraco55.org
—-
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/481420465291338/
Site: www.barraco55.org
E-mail: nos@barraco55.org
Telefone: 971844850 / 971844465

20140414-071048.jpg

20140414-071252.jpg

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top