Ganhe 25 mil reais para movimentar a cena local de cultura nos Complexos do Alemão e da Penha

A Prefeitura do Rio apresenta aos realizadores culturais dos complexos da Penha e do Alemão, o prêmio Territórios de Cultura nesta quarta (8), às 10h, na Arena Dicró, na Penha. Serão selecionadas iniciativas que valorizam a cultura e os moradores dos complexos do Alemão e da Penha. O prêmio será realizado também na Maré, além de Senador Camará e Vila Kennedy. Com quase 400 mil habitantes, as regiões contempladas têm uma cena cultural vibrante, mapeada pela Secretaria Municipal de Cultura. Serão investidos R$ 1 milhão para estimular que os realizadores desenvolvam seus trabalhos ao longo de um ano. As inscrições abrem no dia 20 de julho e vão até o dia 3 de setembro.

Convite Territórios Arena DicróCada realizador selecionado receberá o prêmio de R$ 25 mil para movimentar a cena local. Desburocratizados, o processo de inscrição e a prestação de contas democratizam o acesso ao financiamento público para a cultura. São necessários apenas cópia de RG e CPF, além de experiência comprovada de, no mínimo, um ano no território. Editais tradicionais normalmente requerem quase vinte documentos.

Ao longo do período de inscrição, articuladores locais vão realizar um trabalho de pesquisa e identificação dos agentes culturais nas áreas pacificadas e nos dois territórios da Zona Oeste. A seleção dos projetos contemplados inclui avaliação e escuta. Nesta fase, os concorrentes fazem uma defesa do projeto diante de uma banca formada por conhecedores dos territórios onde as iniciativas serão desenvolvidas.

O prêmio Territórios de Cultura reforça o compromisso da Prefeitura do Rio de estreitar os laços entre cultura e cidadania e valoriza uma grande tradição carioca: a capacidade de criar, inovar e se renovar.

A partir do momento que as inscrições estiverem abertas, as propostas podem ser enviadas pelo Correio ou entregues pessoalmente no Protocolo da SMC, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio principal, sala 263, Cidade Nova, Rio de Janeiro, CEP 20211-110. O regulamento completo estará disponível para consulta no site:www.rio.rj.gov.br/web/smc. 

 

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top