Viajar nunca foi tão fácil

Chega o ano novo e as metas e desejo a serem cumpridos já são logo estabelecidas. Perder peso, terminar ou começar aquele curso, ou por último, mas não menos importante, fazer aquela viagem dos sonhos. E foi a partir deste último item que o Voz das Comunidades pensou em explicar de forma didática o programa do governo ID Jovem.

O que é?

O ID Jovem é um documento digital emitido pelo Governo que garante a jovens que se encontram em situação de baixa renda e tem entre 15 e 29 anos, passagens gratuitas e meia-entrada em eventos. A partir do benefício é possível usufruir de programas de lazer e cultura como cinemas, shows, teatros, museus, parques jogos de futebol, entre outros.

Contudo, a maior vantagem de adquirir o ID Jovem é garantir a reserva de assentos de ônibus interestaduais com isenção total ou parcial da passagem. Isto é, bateu vontade de conhecer alguma região do Brasil? Em posse do documento digital e da carteira de identidade, vá até a companhia de ônibus responsável pelo itinerário e solicite uma vaga no coletivo, arcando com, no máximo, valor da taxa de embarque.

Como adquirir?

Cabe ressaltar que não é preciso ser estudante para fazer parte do programa, e como dito anteriormente, deve-se ter entre 15 e 29 anos, e também comprovar renda mensal familiar de até dois salários mínimos por meio de contra cheque e carteira de trabalho daqueles que compõem a família. Além disso, é imprescindível ter um comprovante de residência, como uma conta de luz, água ou telefone. Em posse de tais documentos, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer o Cadastro Único, necessário receber o Número de Identificação Social (NIS).

Àqueles que já fazem parte do Cadastro Único, é preciso somente que compareça ao CRAS e peça para ser incluído no programa. Vale dizer que o Cadastro Único tem de estar atualizado pelo menos nos últimos 24 meses.

Daí então, será necessário aguardar até 45 dias (e não tem o que fazer a não ser aguardar. Então toma um chá, e paciência) para o sistema incluir a o novo usuário no programa. Após isso, basta baixar o aplicativo ID Jovem 2.0, encontrado em todos as lojas virtuais, preencher os dados e ver se o mesmo irá reconhecê-los.

Passado essa etapa, verifique a data de vencimento do documento digital, pois após esta, será necessário ir novamente ao CRAS para preencher os dados. E estando tudo certo, é só usufruir do ID Jovem.

Como usar?

Para fazer o uso do benefício, é preciso solicitar o bilhete de ônibus com ao menos 3 horas de antecedência em relação ao horário de partida do transporte desejado. É importante mencionar que não se pode adquirir a passagem via internet, dado que a compra é feita exclusivamente no guichê da companhia de transporte.

E aí, curtiu? Agora dá para tirar aquela viajem dos sonhos do papel. Já conhecia o benefício? Conta aí sua experiência!

Comentários Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Please arrange the below number in decreasing order