A importância de investir no esporte para a nossa sociedade

Vivemos um momento especial para o esporte no Brasil, acabamos de realizar os Jogos Olímpicos e agora tem os Jogos ParaOlímpicos. Nosso país mostrou seus grandes atletas ao mundo, atletas que começaram em condições extremamente precárias em suas comunidades, mas que não se abateram e seguiram firme no caminho do esporte. Por atletas como Rafaela Silva, Robson Conceição e Thiago Braz, não podemos definir o esporte com um único conceito.

13307316_1136994843018097_6492071170726944431_n

A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. São efetivos os acréscimos que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. É preciso ressaltar também a relevância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito.

Entretanto em muitos centros urbanos as práticas esportivas estão cada vez mais raras, por diversos fatores, mas esta realidade não podemos culpar as pessoas e sim a ausência de incentivo ao esporte por parte do poder público. Com um olhar mais atento, podemos considerar o esporte como uma das principais ferramentas de transformação social, sobretudo aos jovens.

Uma cidade que é exemplo de investimento em políticas públicas no esporte é São José – SC. A cidade passou por uma verdadeira revolução desde 2013, a partir deste ano a cidade começou obter expressivos resultados a nível estadual e nacional. Nos dias de hoje, atletas da região e de outros municípios já procuram as equipes de São José para compor e representar, tornando a cidade uma das maiores potências esportivas em Santa Catarina.

logobolsa_jpg-1024x724

Em São José um dos maiores incentivos aos atletas de rendimento é o Bolsa Atleta, uma iniciativa da atual prefeita Adeliana Dal Pont em conjunto com o relator da lei na câmara de vereadores Orvino Coelho De Ávila. O público-alvo são atletas que representam a cidade de São José e obtêm boas performances em competições estaduais, tendo valores variados com determinada competição.

Uma das atletas beneficiadas é Micaela Mello, 16 anos, que treina há mais de 10 anos e conta com o incentivo do Bolsa Atleta para representar São José nas competições. Neste ano a atleta viajou para Turquia disputar o campeonato mundial Gymnasiade, na prova de 100 metros com barreira, onde se sagrou a campeã.

Em São José, com um investimento de meio milhão de reais, 70 atletas recebem o fomento do Bolsa Atleta para seguirem firmem nos seus treinos. “O Bolsa Atleta hoje me ajuda de muitas formas. Com ele hoje posso comprar minhas coisas para o treino e pessoais, posso ajudar em casa, sem precisar que minha mãe queira que eu trabalhe” informa Micaela sobre a importância do Bolsa Atleta.

Mas não é só no esporte de rendimento que São José se destaca. Levando o esporte como forma social, a partir de 2013 a Fundação de Esportes de São José desenvolveu e ampliou os convênios com entidades esportivas do município, com critérios legítimos democratizou a distribuição de verbas para cada projeto, aumentando demasiadamente o número de jovens praticando diversas modalidades oferecidas de forma gratuita.

Portanto, com o incentivo e o investimento realizado pela prefeitura de São José no esporte a cidade promete revelar futuros grandes atletas para o cenário nacional. Assim como Micaela, na cidade há milhares de outros jovens que já buscam o sonho de seguir uma carreira profissional no esporte. Entretanto, se a vida acabar por não levar para essa carreira é incontestável o aprendizado que o esporte leva para os jovens, onde aprendem a respeitar regras, lidar com a vitória e a frustação, além de uma vida mais saudável.

Leia também: O PREÇO DE UM SONHO: a realidade de viver longe de casa pelo esporte http://bit.ly/2bfBk1Y

 

cryslan_novaimagem-colunista

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top