Instituto Masan e Hemorio convocam foliões para doar sangue

Pelo terceiro ano consecutivo, as duas instituições se unem para conscientizar a sociedade sobre a importância de doar sangue

A véspera de Carnaval da cidade do Rio de Janeiro terá muita animação e cidadania. Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Masan e o Hemorio irão promover o desfile do bloco “Vem Doar Pra Mim”, que acontecerá no dia 21 de fevereiro, e tem o objetivo de convocar os foliões para doarem sangue. A iniciativa também busca alertar a população para a importância das doações nesse período, que é um dos mais críticos em relação ao estoque de sangue do Hemorio, já que há uma queda de pelo menos 50% no número de doadores voluntários.

A concentração está marcada para 9h, na Praça da Candelária. A partir das 10h, os foliões seguem em direção ao Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, onde os participantes poderão fazer a doação. A festa vai ser animada pelos jovens ritmistas da escola de samba mirim “Mangueira do Amanhã” e também pelas passistas da agremiação.

De acordo com a presidente do Instituto Masan, Adriana Pinto, no último ano, 400 pessoas participaram do bloco e ajudaram a salvar vidas por meio da doação de sangue. “A nossa expectativa é que o bloco chame a atenção de cada vez mais pessoas. Os foliões se divertem e ainda podem fazer uma boa ação.”, comenta Adriana.

Informações ao doador:

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 200 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências, como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS.

Sobre o Instituto Masan

Criado em 2015, o Instituto Masan surgiu do sucesso e do crescimento do número de ações sociais desenvolvidas pela Masan – empresa de serviços especializados. O instituto promove atividades de responsabilidade social, seguindo as diretrizes da norma internacional ISO 26000, tendo como pilares a Inclusão e Capacitação Profissional; Cultura, Esporte e Cidadania; Saúde, Educação Alimentar e Gastronomia; e Conscientização e Preservação Ambiental. A Masan é a primeira empresa privada do Estado do Rio a conquistar o selo “Parceiros da Aprendizagem”, concedido em 2011 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e também a primeira empresa do estado a receber o selo do projeto Começar de Novo, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça.

Bloco “Vem Doar Pra Mim”

Data: 21 de fevereiro, terça-feira

Concentração: 9h na Praça da Candelária

Saída do bloco: 10h

Roteiro: O bloco sai da Praça da Candelária e vai até o Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, número 8.

Texto: Instituto Masan – Fotos: reprodução da internet

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top