#ManualDoRolé: Eventos para abrir a mente e conhecer outras realidades

Chiron (Ashton Sanders) e Terrell (Jharrel Jerome) em cena do filme ‘Moonlight’

Texto: Ygor Pinheiro

É ótimo que ‘ninguém solte a mão de ninguém’, porém, mais importante do que isto, é saber de quem as pessoas têm segurado as mãos nos últimos tempos. O bordão citado, que ganhou bastante popularidade no ano passado, gerou controvérsias por parte de alguns, que levantaram questionamentos sobre até onde essa solidariedade se estende. Afinal, até mesmo entre as chamadas minorias sociais, existe uma hierarquia de opressão e privilégios, o que muitos membros destes grupos podem não perceber, talvez, por não conhecer melhor sobre realidades diferentes das suas.

Foto promocional do filme ‘Guaxuma’

É essa a pegada do Galpão Bela Maré com as sessões especiais, voltadas para temáticas LGBTQI+, do projeto CineBela. Realizando exibições gratuitas de filmes independentes e grandes clássicos do cinema, nesta sexta-feira (8), é a vez de obras premiadas tanto no Brasil, quanto internacionalmente: ‘Guaxuma’ (da diretora Nara Nomade), ganhador do prêmio de Melhor Curta-Metragem na 46º Festival de Gramado, e ‘Moonlight’ (de Barry Jenkins), ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2017. O curta-metragem nacional trata sobre o amor entre duas garotas nordestinas, e o longa americano sobre os conflitos vividos por um homem negro que se descobre gay.

As sessões acontecem a partir das 18h, no Galpão Bela Maré (Rua Bitencourt Sampaio – Maré). A entrada é gratuita.

Mulheres negras no em um dos piqueniques Wakanda In Madureira

Já no sábado (9), o Parque Madureira será palco do que podemos considerar como uma união entre todas as tribos. É porque neste dia acontecem os encontros Wakanda In Madureira VI e Rolê de Volta dos Emos 2019, com uma diferença de algumas horas separando um do outro. O evento com nome inspirado pelo país africano fictício, onde moram os personagens do filme ‘Pantera Negra’, é voltado para o público negro, sendo um espaço para confraternização, conversas e trocas entre essas pessoas.

A previsão de início é para as 11h, próximo à Arena Carioca Fernando Torres (Rua Bernardino de Andrade, 200, Parque Madureira). A organização pede para que cada participante leve sua comida, bebida e isopor, tendo em vista o bem-estar de todos.

Foto do último encontro Wakanda In Madureira

O Role de Volta dos Emos 2019 começa às 15h e não tem localidade exata para acontecer dentro do Parque, mas esta é a primeira edição do ano e promete muitas franjas, Evanescence e roupas pretas.

Arte promocional do evento Movimento de Arte Favelada

Para fechar a semana, no domingo (10) acontece a primeira edição do Movimento de Arte Favelada. O evento foi criado por jovens moradores da Rocinha com o objetivo de trazer arte e cultura para a comunidade, promovendo artistas independentes de favelas e periferias. Nesta edição, o evento ocupa a favela com música, dança, grafite, pintura, fotografia e performances de artistas como Rafael Simba, Arthurzão DJ, Guilherme Kid e Black Barbie. Fora isso, os brechós Amarelo Girassol e Floreluna também já confirmaram presença no evento.

O Movimento de Arte Favelada acontece a partir das 15h, na Esquina Moscou (Rua Nova Rocinha). A entrada é gratuita, mas também acontecerá a arrecadação de 1 kg de alimentos não perecíveis para projetos e moradores da comunidade, e também para as vítimas do atentado ambiental ocorrido em Brumadinho. #SOSBrumadinho

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top