Movimento passe livre realizará um Cinedebate sobre tarifa e pelo transporte público no Alemão

No próximo sábado, dia 7 de fevereiro, vai acontecer o primeiro Cinedebate promovido pelo MPL-Rio (Movimento Passe Livre), contra a tarifa e pelo transporte público no Complexo do Alemão.

O Ocupa Alemão e o Conselho Popular estarão presentes no encontro para discutir sobre transporte, a exclusão social que é promovida pela tarifa de R$ 3,40 e o controle dos empresários. Outro questionamento do movimento que será discutido no Cinedebate é o corte de linhas de ônibus, vans e moto-táxis da região.

De acordo com a organização do evento, o teleférico instalado pelo governo do Estado de Pezão, junto com a SUPERVIA, promove um lucro de mais de 113 milhões, beneficiando os empresários. Apesar de estar localizado no Conjunto de Favelas do Alemão, o teleférico não corresponde às necessidades dos moradores da região, atendendo apenas 20% da comunidade. Os outros 80% dos usuários que utilizando o transporte são turistas.

“ É preciso pensar pra quem foi feito o teleférico. Claro que ele melhorou a vida de diversas pessoas, pois diminuiu o tempo de deslocamento de muitas delas, mas e de quantas o teleférico atrapalhou? Quantas pessoas foram removidas? Para onde elas foram?” – Questionou um representante do Movimento Passe Livre.

“É necessário que as autoridades prestem mais atenção nos usuários e usuárias e venham até nós para nos ouvir. Ouvir nossas urgências, nossas prioridades e do que realmente precisamos.” – Concluiu.

Um vídeo será exibido e uma oficina sobre transporte público e segregação urbana vai ser realizada no encontro que acontecerá às 18h, no Morro da Baiana, localizado na Estrada no Itararé, número 137, casa 2, em Ramos.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top