Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

No Mes da Abolição, a UERJ discute o racismo velado

O Laboratório de Comunicação Integrada da Faculdade de Comunicação Social da UERJ realizará nos dias 07, 08 e 09 de maio o “EM FOCO: O RACISMO VELADO BRASILEIRO”. O evento acontecerá às 18h, auditório 91, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 9º andar, bloco F – Campus Maracanã.


O projeto “EM FOCO” foi criado a partir da necessidade em se discutir temas polêmicos referentes aos preconceitos existentes na sociedade brasileira. Na primeira edição, em 2013, o preconceito étnico foi escolhido por ser um tema presente no cotidiano, mas velado por muitos brasileiros.


O “EM FOCO: O RACISMO VELADO BRASILEIRO” será estruturado em três dias com diferentes perspectivas em cada, sendo elas, respectivamente: uma retomada histórica acerca do racismo no Brasil; a projeção do negro na mídia; e a exibição de vídeo com notícias veiculadas sobre o racismo, seguido por uma mesa de debate com personalidades que vivenciam e estimulam a discussão sobre o tema.


O evento contará com a presença de personalidades como Priscila Celeste (criadora da página “Preconceito Racial não é Mal Entendido” no Facebook), Washington Rimas (o “Feijão”, integrante do AfroReggae) e o ator Mauricio Gonçalves.


As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo e-mail: [email protected] até o dia 03 de maio, contendo nome completo, contato telefônico, curso e instituição de ensino.

Serão concedidos certificados somente aqueles que comparecerem aos três dias do evento.



É importante ressaltar que as vagas são limitadas.



Programação do Evento



07 de maio – “Os Impactos Cognitivos do Racismo no Brasil Pós-Colonial”


– Palestra com Júlio César Tavares

(Doutor em Antropologia – Universidade de Austin, Texas)


08 de maio – A Ascensão do Negro na Mídia.

– Palestra “O negro na classe média”, com Guilherme Nogueira (doutorando em Ciências Sociais na UERJ).

– Debate com os atores Mauricio Gonçalves e Zezé Motta*


09 de maio – “Preconceito Racial não é Mal-Entendido”

– Exibição de vídeo com notícias veiculadas sobre o racismo.

  • Mesa de debate com: Priscila Celeste (criadora da página “Preconceito Racial não é Mal Entendido” no Facebook), Washington Rimas, “Feijão” (Afroreggae) e Sandro Mattos* (ator do Nós do Morro).

Serviço


Nome: “EM FOCO: O RACISMO VELADO BRASILEIRO”

Dias: 07, 08 e 09 de maio de 2013.

Horário: a partir das 18h.

Local: Auditório 91 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 9° andar, Bloco F,

Maracanã.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]