Texto: Ygor Pinheiro

Para muitas pessoas, a realidade sócio-política do país se tornou bastante difícil nos últimos meses. Isso pode ser visto como uma questão de pontos de vista, porque para a maior parte da população brasileira (negros, mulheres, pobres…) viver, ou até sobreviver, sempre foi um ato de resistência. Existem várias maneiras de resistir e uma das mais comuns entre essa parcela do povo é a leveza e o bom-humor como instrumento de combate.

Se alegria de pobre realmente durasse pouco, todo o Brasil viveria uma verdadeira “seca” de entretenimento de qualidade, que vem da aparentemente infinita capacidade de sorrir dos membros desta classe frente às recorrentes tristezas que enfrentam.

É isso o que a Portela está fazendo com o evento Noite do Azul e Rosa. Se você acha que a polêmica criada pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos – Damares Alves – quanto às cores de roupas masculinas e femininas já é coisa do passado, a escola de samba não concorda. Nesta sexta-feira (18), a partir das 23h, a agremiação promove o grande encontro com a Estação Primeira de Mangueira e a Arame de Ricardo, no qual os homens vestindo rosa e as mulheres vestindo azul entram de graça até 00h30. O ensaio acontece na quadra da azul e branco (Rua Clara Nunes, 81, Madureira).

É comum ouvir dizer que a arte liberta, mas ela também conforta e alegra. A Slam Laje, primeira batalha de poesias que acontece no Complexo do Alemão, realiza, no sábado (19), a partir das 14h, seu primeiro evento de 2019, com direito à oficinas de poesia, passinho e audiovisual – além, é claro, da batalha de poesias. Algumas das atrações confirmadas incluem o grupo Poetas Vivos, do Rio Grande do Sul; o MC Reizin Chefe e a banda Tambores do Alemão. A entrada é gratuita e o evento acontece no EDUCAP (próximo ao Campo do Sargento, Canitá).

O esquenta para o carnaval deste ano já começou e um dos blocos que mais atraem multidões para o Centro do Rio de Janeiro é a festa Eclética, que agrada as minas, os manos e as monas pela variedade de estilos musicais que toca. Com o slogan “Alegria acima de tudo, glitter em cima de todos”, o Bloco Eclética: Escancara Carnaval acontece no domingo (20), a partir das 15h, e promete ser o escândalo do pré-carnaval. A entrada é gratuita e o evento acontece no HUB RJ (Avenida Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo).

 

Comentários Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Please arrange the below number in decreasing order